Novidades – SQL Server 2012 – Driver ODBC para Linux

Pessoal, bom dia.

Tudo bem?

Acredito que uma das mais surpreendentes novidades do Microsoft SQL Server 2012, não esta somente nos aprimoramentos do produto, nem mesmo no Always On, ou novas funções. Na minha humilde opinião a maior e mais surpreendente novidade, esta na chegado do SQL Server ao Mundo Linux.

Isso mesmo, o SQL Server 2012 tem suporte a acesso para Linux através de um Driver ODBC que a Microsoft desenvolveu neste versão, e que vem justamente quebra este paradigma que a Microsoft é uma empresa fechada.

A Microsoft disponibilizou nesta versão o desenvolvimento do driver ODBC SQL Server para o Linux. Desde o Pass 2011, muitas informações e questionamento foram realizados por ambos o lados, mas o desenvolvimento foi levado a sério, e a própria  Microsoft manteve a comunidade informada sobre esta novidade. Que nesta semana também confirmou a compatibilidade do novo Azure para se trabalhar com a Plataforma Linux.

Em um post do blog MSDN, Brian Swift, um dos principais nomes do Microsoft/Linux, fornece alguns detalhes específicos que ele conseguiu conversando com Shekhar Joshi, o gerente de programação do driver.

A versão de pré-lançamento do driver, esta compatibilizada para sistemas de 64-bit que rodam:

  • Red Hat Linux 5;
  • Red Hat Linux 6 está planejado para o lançamento do RTM, o Driver de 32 bit já está em desenvolvimento, e que será disponibilizada em atualizações;
  • A versão para Linux do utilitário para SQL via linha de comando da Microsoft, o BCP para importar e exportar dados e o SQLCMD para consultas e roteiros SQL também foi incluído e disponibilizado.

A equipe de desenvolvimento utilizou o driver ODBC do Windows como base, e trabalhou nas modifições de código para compilar sob o Linux. Swift disse que “a Microsoft teve um trabalho em conjunto com parceiros para obter um feedback de lançamentos privados do driver”.

Então meus amigos, o que nos resto para testar esta novidade não é somente instalar o novo Microsoft SQL Server 2012, mas então montarmos um ambiente em Linux, por enquanto com o Red-Hat, e fazer os testes de como o SQL Server vai se comportar neste mundo ainda desconhecido.

Para maiores informações, acesse:

Por enquanto é isso, nos vemos em breve com novas informações sobre o SQL Server 2012.

Agradeço a sua visita.

Até mais.

About these ads

Um comentário sobre “Novidades – SQL Server 2012 – Driver ODBC para Linux

  1. Pingback: Melhorias do T-SQL no SQL Server 2012 « Alex Souza

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s