Obtendo uma lista com os nomes dos campos de uma table

Como todos sabem, toda e qualquer tabela existente dentro de um banco de dados é composta por um conjunto de campos que forma esta table, em algumas situações temos a necessidade de exibir esta relação de campos, como também obter informações sobre os mesmo.
 
No SQL Server isso é muito fácil, através das system tables no SQL Server 2000 ou system views no SQL Server 2005 é possível realizar este procedimento.
 
Veja abaixo os exemplos desenvolvidos para o SQL Server 2000:
 

Exemplo 1:

select so.Name As "Nome da Tabela",

sc

.Name As "Nome do Campo"

from syscolumns sc inner join sysobjects so

on sc.id = so.id

where

so.Name=‘Produtos’

Exemplo 2:

select

so.Name+‘ –> ‘+sc.Name As "Tabela –> Campo"

from syscolumns sc inner join sysobjects so

on sc.id = so.id

where

so.Name=‘Produtos’

Exemplo 3:

SP_COLUMNS NOMEDATABLE

Exemplo 4:

select * from information_schema.columns where table_name = ‘produtos’

Exemplos para o SQL Server 2005:

Exemplo 1:

select

so.Name As "Nome da Tabela",

sc

.Name As "Nome do Campo"

from sys.syscolumns sc inner join sys.sysobjects so

on sc.id = so.id

where

so.Name=‘Produtos’

Exemplo 2:

select

so.Name+‘ –> ‘+sc.Name As "Tabela –> Campo"

from syscolumns sc inner join sysobjects so

on sc.id = so.id

where

so.Name=‘Produtos’

Exemplo 3:

sp_columns

produtos

Exemplo 4:

select

* from information_schema.columns where table_name = ‘produtos’

 

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Mestre em Ciências Ambientes na linha de pesquisa em Geoprocessamento e Modelagem Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC, MIE e MTAC.

2 comentários em “Obtendo uma lista com os nomes dos campos de uma table”

Os comentários estão encerrados.

%d blogueiros gostam disto: