Concatenando valores de campos separados

A dica de hoje tem o objetivo de demonstrar de forma prática, como concatenar informações armazenadas em campos distintos de uma table no SQL Server, formando então um valor campo contendo o resultado desta combinação.
 
O segredo para se concatenar campos esta na utilização de sinal matemático +, como também na conversão de valores para um padrão único evitando a perda de informação como também uma possível incompatiblidade de dados.
 
Veja a abaixo os códigos de exemplo:
 
1 – Concatenando valores utilizando o sinal de mais(+):
 
Select Nome+Sobrenome As NomeCompleto from Clientes
 
Ou
 
Select Nome+Sobrenome As ‘Nome do Cliente’ from Clientes
 
2 – Concatenando campos de diferentes tipos fazendo a conversão de dados:
 
Select Convert(VarChar(4), Codigo)+’ – ‘+Descricao As ‘Descrição do Produto’ from Produtos
 
Ou
 
Select Cast(Codigo As VarChar4))+’ – ‘+Descricao As ‘Descrição do Produto’ from Produtos
 
Ou
 
Select Codigo,
          Descricao,
          Convert(Char(10), DataInicialValidade,103)+’ – ‘+Convert(Char(10), DataFinalValidade,103) As ‘Período de Validade do Produto’
From Produtos
 
Para maiores informações sobre concatenação de valores ou sobre as funções de conversão de dados Convert e Cast, acesse o Books On-Line.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC e MIE.