Eliminando o cache de memória no SQL Server

A dica de hoje tem o objetivo de demonstrar como realizar a limpeza e liberação de memória cache utilizada pelas stored procedures no SQL Server.
 
O cache de memória, é uma área reservada pelo SQL Server, como o objetivo de acelerar a execução de Stored Procedures, ou transações podem estar sendo processadas com maior frequência.
 
Através dos comandos DBCC DropCleanBuffers, DBCC FreeProcChace e DBCC FreeSystemCache, podemos realizer os seguintes procedimentos:
 
1 –  Eliminar as páginas de buffer limpas
DBCC DROPCLEANBUFFERS
 
2 – Eliminar todas as entradas do CACHE de "Procedures"
DBCC FREEPROCCACHE
 
3 – Limpar as entradas de Cache não utilizadas
DBCC FREESYSTEMCACHE ( ‘ALL’ )
 
Para maiores informações sobre o comandos DBCC, acesse o Books On-Line.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC e MIE.

9 comentários em “Eliminando o cache de memória no SQL Server”

      1. Boa noite Junior,

        vamos lá, estou utilizando dois aplicativos (Karpersky e SOS Backup) que ambos consomem todo o recursos da maquina gradativamente, sendo que somente volto a ter ganho de desempenho quando “mato” o aplicativo ou reinicio o computador, como posso limitar os recursos utilizados pelo SQL? as versões utilizadas são o SQL 2005 e SQL 2008.

        Curtir

  1. Robert, bom dia.

    Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer a sua visita ao meu blog.

    Em relação ao seu problema, uma das coisas que podemos começar a fazer é analisar o consumo de memória por parte destes aplicativos como também do SQL Server!!!!

    Você sabe como a configuração de memória do seu SQL Server esta definida? Seria memória dinâminica ou memória fixa?

    Fico no aguardo.

    Até mais.

    Curtir

  2. Prezado,
    Estamos passando por dificuldades com lentidão do banco.
    Usamos windows server 2003 e sql 2005.
    Esta instalado em uma maquina Core 2 Duo, hd de 250 e 2 GB Ram.
    Mudamos para um servidorzinho IBM x3100 com Xeon quadcore hd 500 e 4gGB de Ram.
    Depois disso, o banco ficou de 6 a 8 vezes mais LENTO.
    Lemos algo sobre cache vs desempenho.
    Podes nos ajudar sobre como faremos para liberar mais cache para o SQL e ver se isso ajuda?
    Aguardamos contato.
    obrigado

    Curtir

Os comentários estão encerrados.