A difícil recuperação pós-terremoto

Quatro meses depois do terremoto no Japão, empresas de tecnologia do país ainda enfrentam dificuldades.

Anúncios

Os grandes fabricantes japoneses de bens eletrônicos de consumo devem anunciar lucros muito reduzidos para o segundo trimestre, devido ao terremoto de março, mas o foco agora está em determinar se conseguirão cumprir previsões de recuperação rápida, dada a fragilidade da economia mundial.

—-
Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

As estimativas médias agora mostram que Panasonic e Sharp devem cair ao vermelho no trimestre, enquanto Nintendo deve reportar modesto lucro operacional de 10 bilhões de ienes (US$ 127 milhões). Sony e Canon também devem divulgar quedas consideráveis em seu lucro trimestral.

A maioria dos conglomerados de eletrônica tem projeções de receita estagnada ou em pequena queda para o ano fiscal que se estende até março de 2012, o que coloca em destaque a expectativa de fortes melhoras assim que superem as dificuldades de produção relacionadas ao desastre.

Mas dúvidas sobre as perspectivas quanto ao resto do ano começam a surgir, diante da alta renovada do iene ante o dólar e o euro, alimentadas por preocupações sobre o nível de dívidas do governo.

“As preocupações estão se transferindo da ponta da oferta à da demanda”, disse Yoshiharu Izumi, analista do JPMorgan em Tóquio. “O aspecto macroeconômico domina. O iene forte não é tanta preocupação; o problema é a demanda final pelos produtos.”

Os consumidores dos Estados Unidos e Europa continuam desanimados e os economistas estão reduzindo suas projeções de crescimento. A confiança dos consumidores dos EUA atingiu a marca mais baixa em quase 30 meses, no começo de julho, enquanto preocupações sobre dívidas e medidas de austeridade dos governos estão reprimindo o interesse dos consumidores em muitas partes da Europa.

Na China, uma redução no setor fabril também está causando preocupação.

No mercado interno, a confiança dos consumidores japoneses está melhorando um pouco depois do recuo causado pelo terremoto e tsunami de 11 de março, que causou ao menos 15 mortes e criou uma longa crise na usina nuclear de Fukushima, ao norte de Tóquio.

Fontes e Direitos Autorais: Estadao.com.br – Link – REUTERS – 22 de julho de 2011| 15h31.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s