IBM cria maior HD do mundo com 120 Petabytes

O HD foi fabricado a pedido de um cliente da empresa, que pretende utilizá-lo com programas de simulação de fenômenos naturais. O dispositivo terá capacidade para armazenar até 1 milhão de arquivos ou 24 bilhões de músicas em formato MP3.

Anúncios

//

São Paulo – A IBM desenvolveu o maior disco rígido do mundo, capaz de armazenar até 120 petabytes (equivalente a 120 milhões de gigabytes) de dados.

O HD foi fabricado a pedido de um cliente da empresa, que pretende utilizá-lo com programas de simulação de fenômenos naturais. O dispositivo terá capacidade para armazenar até 1 milhão de arquivos ou 24 bilhões de músicas em formato MP3.

Desenvolvido pelo laboratório de pesquisas Almaden da IBM na Califórnia, Estados Unidos, o sistema utiliza 200 mil discos rígidos comuns. Até então o maior HD do mundo possuía armazenagem de 15 petabytes.

Segundo a empresa, este tipo de HD será ideal no futuro para computadores que utilizam sistemas complexos para simulações. E caberá a IBM garantir que o sistema apresente falhas e corrompa os arquivos por portar muitos discos rígidos.

“A IBM usa a tática de fazer várias cópias de um mesmo arquivo em discos diferentes para garantir que o sistema funcione, mesmo que um disco pare de funcionar”, explica Bruce Hillsberg, diretor do departamento de pesquisa de armazenamento de dados da IBM, em entrevista ao site Technology Review.

Fontes e Direitos Autorais: Monica Campi, de INFO Online – Terça-feira, 30 de agosto de 2011 – 10h31.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s