Microsoft exibe prévia do Windows 8

Imagem da tela inicial, em estilo Metro, do novo Windows 8

//

São Paulo – A Microsoft demonstrou hoje a prévia do novo sistema operacional Windows 8 durante a conferência BUILD, realizada para desenvolvedores.

A apresentação ficou por conta de Steven Sinofsky, presidente da divisão do Windows e Windows Live da Microsoft. Segundo o executivo, o sistema foi reimaginado, trazendo novas capacidades que os desenvolvedores poderão explorar inicialmente.

Segundo Sinofsky, o Windows 8 será capaz de rodar em hardwares mais fracos e para isso gastará menos recursos que o Windows 7. Para exemplificar, o executivo demonstrou o novo sistema rodando em um netbook da Lenovo com processador Atom e 1GB de RAM.

Os dados de performance da Microsoft apontam que com o Windows 7 SP1 o sistema gasta cerca de 404MB da memória RAM, enquanto com o Windows 8 ele utilizou somente 281MB.

Durante as apresentações, a Microsoft também utilizou computadores Samsung, HP, Toshiba e Asus para demonstrar a rapidez na inicialização. E o resultado foi até mesmo mais veloz que o anunciado anteriormente pela empresa, que calculou até 10 segundos para tal feito. Na conferência de hoje, algumas das máquinas carregaram em apenas 2 segundos.

Como já havia sido divulgado, a interface do usuário terá o estilo “Metro” em tela cheia, similar a encontrada no sistema Windows Phone 7 e no Xbox. A tela inicial será toda neste formato e poderá ser personalizada. Ela trará dados como contatos, atalhos para redes sociais, álbuns de fotos e aplicativos. As constantes notificações de update do sistema também serão substituídos por lembretes na tela de login do usuário.

O Windows 8 estará presente em computadores desktop, notebooks e tablets. Desta forma, o novo sistema dará suporte a aparelhos baseados em chipsets ARM (presente em aparelhos móveis) e x86 (arquitetura utilizada pela Intel).

O principal foco será nos aplicativos que poderão se comunicar uns com os outros, com conteúdos podendo ser sincronizados entre os dispositivos, através da conexão e armazenamento em nuvem.

O navegador será o Internet Explorer 10, que oculta as barras de endereços e outros recursos, permitindo uma navegação em tela cheia.  Outra novidade foi a apresentação da Windows Store, a loja de aplicativos para o Windows 8. Segundo a empresa, os desenvolvedores poderão disponibilizar seus aplicativos para qualquer país onde o Windows é comercializado.

Além disso, a Microsoft afirmou que todos os dispositivos e programas que rodam com Windows 7 serão compatíveis com o Windows 8. Segundo a empresa, uma  versão do Windows 8 Developer Preview poderá ser baixado ainda hoje através do Windows Dev Center (liberado somente para desenvolvedores cadastrados). Uma versão beta será posteriormente liberada para os usuários realizarem testes também, mas não há uma data para isso ocorrer.

Porém, muitos dos desenvolvedores presentes hoje na conferência receberam um tablet de testes da Samsung com o Windows 8 embarcado. O aparelho, que servirá apenas para testes, possui processador Intel Core i5 (2ª geração), tela de 11.6 polegadas com resolução de 1366×768 pixels, 4GB de RAM DDR3, disco SSD de 64GB, portas USB e HDMI.

Segundo a Microsoft, a prévia que será entregue aos desenvolvedores hoje não incluirá o Windows Store, aplicativos Windows Live Metro e algumas funções da interface do usuário. O foco, de acordo com a empresa, será a API e as ferramentas para construir os aplicativos no estilo Metro.

Fontes e Direitos Autorais: Monica Campi, de INFO Online • Terça-feira, 13 de setembro de 2011 – 14h41.

Anúncios

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulações e Reconhecimentos: Microsoft MVP, MCC, MSTC e MIE.
Esse post foi publicado em Diversos, Mundo SQL Server, Notícias e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s