15 destaques de 2011 em Ciências

 

Retrospectiva 2011 – Nada de Steve Jobs, Google ou Facebook. No mundo da Ciência, o que bombou mesmo em 2011 foram as viagens para fora da Terra, os fenômenos naturais, as teorias que desafiam a física (literalmente) e, é claro, o fim do mundo.

Confira os destaques de 2011:

Aposentadoria dos ônibus espaciais

Após 30 anos, a Nasa encerrou seu programa de ônibus espaciais. As naves, utilizadas para construir a Estação Espacial Internacional e transportar homens e suprimentos, foram substituídas por máquinas russas e de empresas privadas. Atlantis, Discovery e Endeavour irão para museus .

Homem perde para máquina

O supercomputador Watson, da IBM, venceu dois adversários humanos em uma disputa do jogo Jeopardy. O feito? A máquina ser capaz de compreender um grande número de sutilezas de linguagem, interpretar palavras e fazer relações complexas – enfim, raciocinar quase como uma pessoa.

Terremoto no Japão

Um terremoto de 8,9 graus, seguido de tsunami, atingiu o Japão no dia 11 de março. Além de ter causado grande destruição, ele parece ter movido o país de lugar, alterado o eixo da Terra, encurtando a duração dos dias, e liberado icebergs na Antártica. O fenômeno danificou a usina nuclear de Fukushima. Com o vazamento de material radioativo, nos perguntamos: o Brasil corre perigo com as usinas de Angra?

Satélites caem dos céus

Em setembro, depois de muita especulação, o Satélite UARS caiu na Terra e afundou no Oceano Pacífico. Lançado em 12 de setembro de 1991, ele foi aposentado em 2005 e começou a perder altitude. Com 6,5 toneladas, ele ressuscitou o antigo debate sobre lixo espacial e riscos à população.  . Em novembro, o Rosat, um satélite alemão, também caiu na Terra.

Vulcão chileno

O Puyehue causou transtornos em junho quando liberou uma grande quantidade de cinzas na atmosfera  que chegaram ao Brasil e até mesmo à Nova Zelândia.

Vaca clonada produz leite com proteína humana

Argentinos anunciaram a criação da primeira vaca transgênica a possuir genes humanos capazes de codificar proteínas do leite materno. A bezerra Rosita nasceu em 6 de abril e, quando for adulta, deve produzir leite com características mais próximas às do humano.

Nave orbita asteroide gigante

Desde 15 de julho, a nave Dawn, da Nasa, orbita o asteroide gigante Vesta. Com 530 km de diâmetro, ele é o segundo maior objeto do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter e possui uma montanha  de 22 km de altitude. O próximo destino da Dawn é Ceres, um planeta anão e o maior objeto do cinturão, com 930 km de diâmetro. O objetivo é obter informações sobre os primórdios do sistema solar e a formação dos planetas.

Partículas mais rápidas do que a luz. Ou não?

Em setembro, cientistas anunciaram uma descoberta polêmica: partículas subatômicas deslocando-se mais rápidas do que a luz. A constatação foi feita pelo Cern, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear e causou comoção, uma vez que a existência de um corpo mais rápido do que a luz contraria as teorias elaboradas por Alebrt Einstein.  Os próprios pesquisadores estavam céticos e pediram à comunidade internacional que revisasse seus dados. Dois meses depois, em novembro, outra equipe concluiu que havia erros de análise dos pesquisadores – e não nas teorias de Einstein.

Elementos da vida são achados no espaço

Cientistas de Hong Kong descobriram, no espaço, elementos que costumavam ser associados obrigatoriamente à presença de vida. A descoberta dos compostos orgânicos complexos mostra que eles são abundantes– o que significa que pode ser preciso repensar a existência de condições propícias à vida no Universo.

A busca da vida em Marte

Em novembro, a Nasa lançou seu jipe-robô Curiosity rumo ao planeta vermelho. Com 2,8 metros de comprimento, ele deve pousar em Marte somente em 2012. Seu objetivo é descobrir se o planeta teve algum dia ambiente capaz de suportar vida microscópica – e, se sim, se possui condições que preservaram os seus indícios.

Macacos controlam avatar e sentem texturas com a mente

Utilizando apenas os impulsos elétricos do cérebro, e sem mexer um músculo do corpo, macacos conseguiram controlar uma mão virtual e sentir a textura de objetos também virtuais. A equipe responsável pelo feito foi liderada pelo brasileiro Miguel Nicolelis, Dr. na Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

Partícula de Deus…em 2012?

O Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, Cern, anunciou em dezembro que o Bóson de Higgs, ou Partícula de Deus, deve muito provavelmente ser localizado no ano que vem. A misteriosa partícula é ainda uma das grandes lacunas do chamado Modelo Padrão, a teoria usada pelos físicos para descrever o comportamento das partículas fundamentais do Universo e as forças atuando entre elas.

Beakman, o cientista, fala à INFO

Em janeiro, entrevistamos o ator Paul Zaloom, que deu vida ao personagem Beakman. De sua casa na Califórnia, ele falou sobre as lembranças do seriado, sua faculdade hippie-alternativa, o dinheiro que recebe (ou não) pelos direitos do programa e sobre sua maior felicidade: ser avô.

O mundo não acabou…

Um pastor americano andou prevendo o Fim do Mundo para o dia 21 de maio de 2011. Harold Camping, de 89 anos, pregava na web e nas rádios mas, quando a previsão falhou, ele estabeleceu uma nova data para o apocalipse: 21 de outubro. Claramente, ele errou de novo.

…e nem vai acabar

Em março, arqueólogos mexicanos voltaram a analisar as antigas pedras do calendário Maia e afirmaram que, nela, não há indício de que o mundo acabará em 2012.  Em dezembro, mais um grupo afirmou que os escritos nada têm a ver com o apocalipse: as incrições dizem respeito à chegada de um Deus.  

Fontes e Direitos Autorais: Paula Rothman, de INFO Online  • Quinta-feira, 15 de dezembro de 2011 – 17h34.

Anúncios

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulações e Reconhecimentos: Microsoft MVP, MCC, MSTC e MIE.
Esse post foi publicado em Ciência, Diversos, Internet, Nostalgia, Notícias e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s