Kinect poderá ser usado em PC com Windows, diz Ballmer

São Paulo – O principal executivo da Microsoft, Steve Ballmer, demonstrou na CES como a rede Xbox vai se tornar uma plataforma de entretenimento, educação e produtividade para ser explorada na TV, no computador pessoal e no smartphone.

Em sua última participação em uma CES — a Microsoft anunciou que a partir de 2013 não participará mais da feira de eletrônicos de Las Vegas — Steve Ballmer afirmou que o console Xbox é líder no mercado de jogos e disse ainda que 18 milhões de Kinects, o dispositivo para Xbox que reconhece movimentos e voz, foram vendidos em 2011.

“Temos muito orgulho do sucesso que o Xbox e o Kinect representam para a Microsoft e vamos expandir a experiência de uso desta plataforma também para PCs com Windows e smartphones com Windows Phone”, afirmou Ballmer. De acordo com Ballmer, PCs com Windows suportarão o Kinect a partir do dia primeiro de fevereiro.

O executivo demonstrou como os usuários de PCs, smartphones ou tablets rodando Windows, além de TVs conectadas a um Xbox, poderão assistir filmes e séries de TV por streaming ou ainda jogar games em rede.

Para fazer a demonstração, Craig Davidson, vice-presidente da divisão Xbox, usou um Nokia 900 com Windows Phone para exibir como acessar filmes e games pelo serviço Xbox Live pelo smartphone.

A Microsoft já possui acordo com as principais emissoras de TV dos Estados Unidos, como Fox e CBS, para transmitir programas de TV e eventos esportivos ao vivo, por streaming pela plataforma Xbox. Davidson também demonstrou uma espécie de Siri, a assistente de voz do iPhone 4S, desenhada para Kinect.

Por meio de comandos de voz, é possível ligar a TV, acessar jogos, mudar os canais da TV, salvar arquivos e navegar na web. Para usar o sistema de comandos de voz, no entanto, é necessário ter um Kinect acoplado ao Xbox. No computador, o uso do Kinect permitirá operar o Windows por meio de comandos de voz.

Craig demonstrou ainda um filme infantil interativo do grupo Vila Sésamo adaptado para a plataforma Xbox com Kinect. No filme, uma criança pode assistir à trama passivamente ou, por meio de gestos, interagir com os personagens, responder perguntas e decidir os rumos da história. De acordo com Craig, este tipo de tecnologia pode ser usada para criar conteúdos pedagógicos e acelerar o aprendizado das crianças.

O executivo afirmou ainda que a partir de primeiro de fevereiro será possível usar o Kinect em PCs com Windows. De acordo com Steve Ballmer, o sensor de movimentos da Microsoft deve ganhar novas aplicações ao longo de 2012. Segundo Ballmer, fabricantes de carros como a Toyota já assinaram acordos com a Microsoft para explorar o Kinect como ferramenta para ajudar na condução de veículos.

Ballmer ainda usou seu keynote para comentar as vendas do pacote Office 2010 no mundo que, segundo o executivo, representam o melhor desempenho da história da suíte de produtividade.

“Nenhuma outra versão do Office vendeu tanto e em tão pouco tempo como o Office 2010”, afirmou. Ballmer, no entanto, não revelou o número de licenças do Office vendidas em 2011.

Ao comentar o desempenho de outros produtos da Microsoft, Ballmer disse ainda que o buscador Bing já detém 30% do mercado americano, se contabilizadas as buscas feitas também do Yahoo!, empresa associada à Microsoft, o que na opinião do executivo faz frente à liderança do Google no segmento de buscas.

Ballmer não fez comentários sobre o player Zune e o navegador Internet Explorer, produtos da Microsoft que enfrentam graves dificuldades frente seus competidores, como iPod e Chrome, respectivamente.

Fontes e Direitos Autorais: Por Felipe Zmoginski, de INFO Online • Terça-feira, 10 de janeiro de 2012 – 02h21.

Anúncios

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulações e Reconhecimentos: Microsoft MVP, MCC, MSTC e MIE.
Esse post foi publicado em Dispositivos Móveis, Internet, Jogos, MSDN, Mundo SQL Server, Notícias, TI Verde, Windows, Xbox e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s