Resposta – Script Challenge 11

Pessoal, bom dia.

Como vocês estão? Alguma novidade?

Pois bem, como promessa é dívida, estou de volta com a resposta para mais um Script Challenger, agora na versão 2012, mais agressivo e desafiador.

Para aqueles que não participaram deste novo desafio, o código utilizado no Script Challenger 11, esta apresentado abaixo:

– Script Challenger 11 – Código 1 –

SELECT  OBJECT_NAME(s.[object_id]) AS [Table Name] ,

        i.name AS [Index Name] ,

        i.index_id ,

        user_updates AS [Total Writes] ,

        user_seeks + user_scans + user_lookups AS [Total Reads] ,

        user_updates – ( user_seeks + user_scans + user_lookups ) AS [Difference]

FROM  sys.dm_db_index_usage_stats AS s WITH ( NOLOCK ) INNER JOIN sys.indexes AS i WITH ( NOLOCK )

                                                                                                     ON s.[object_id] = i.[object_id]

                                                                                                     AND i.index_id = s.index_id

WHERE   OBJECTPROPERTY(s.[object_id], ‘IsUserTable’) = 1

AND s.database_id = DB_ID()

AND user_updates > ( user_seeks + user_scans + user_lookups )

AND i.index_id > 1

ORDER BY [Difference] DESC, [Total Writes] DESC, [Total Reads] ASC ;

Durante o período de tempo em que este desafio estava em aberto, recebi algumas observações e melhorias para o código, o que gostaria de agradecer a todos os participantes por estas sugestões.

Agora vou matar a curiosidade de todos e apresentar a resposta. Ao executar este código, o SQL Server ira realizar uma análise fazendo acesso entre a System View: sys.Indexes e a DMF sys.dm_db_index_usage_stats, a fim de identificar quais são os índices Não-Clusterizados que estão apresentando um Número de Escrita maior que o Número de Leituras, o que indica uma utilização incorreta do mesmo.

O grande segredo deste código encontra-se nestas linhas:

user_updates AS [Total Writes] ,

user_seeks + user_scans + user_lookups AS [Total Reads],

user_updates – ( user_seeks + user_scans + user_lookups ) AS [Difference]

Onde:

A coluna [Total Writes]: tem a finalidade de retornar a quantidade de escritas realizadas para cada índice identificado neste código;

A coluna [Total Reads]: tem a finalidade de retornar a quantidade de leituras realizadas para cada índice identificado neste código, com base, na soma das colunas: User_seeks + User_scans + User_lookups; e

A coluna [Difference]: tem a finalidade de apresenta a diferença entre o Total de Escritas e Totais de Leituras, com base, na subtração entre as colunas: user_updates – ( user_seeks + user_scans + user_lookups )

Esta diferença entre o Total de Escrita – o Total de Leituras, nos indica que este índice esta sendo nos Processos de Manipulação de Dados: Insert, Update e Delete, por outro lado, nos Processos de Pesquisa e Consulta: Select ele não esta envolvido em alguns casos o que pode representar que este índice é desnecessário ou esta sendo mal utilizado.

Qual é a importância deste código?

Basicamente demonstrar para o Desenvolvedor que nem sempre um índice é a melhor solução para aceleração e organizar uma pesquisa de dados, pois se o mesmo não esta sendo utilizado ele não representa um recurso que traga vantagens para o ambiente, muito pelo contrário, o mesmo pode estar somente ocupando espaço, ocasionando fragmentação e também com informações estatísticas desatualizadas por falta de uso.

Então pessoal é isso, vou encerrando aqui mais este desafio. Espero que todos possam ter gostado e que este código posso ser útil.

Agradeço mais uma vez a sua visita e participação.

Até mais.

Anúncios

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulações e Reconhecimentos: Microsoft MVP, MCC, MSTC e MIE.
Esse post foi publicado em Dicas, Mundo SQL Server, Script Challenge, Scripts, SQL Server, VIRTUAL PASS BR e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Resposta – Script Challenge 11

  1. Pingback: Script´s Challenge – SQL Server « Alex Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s