QI diminui quando se está em grupo, diz estudo

Cientistas da Universidade Virginia Tech, nos EUA, dizem que pessoas são menos inteligentes quando estão em grupo. A pesquisa descobriu alterações no teste de QI e no mapeamento do cérebro.

Durante o estudo, os pesquisadores reuniram pessoas com QI (quociente de inteligência) semelhante e fizeram as medições de duas formas: com as pessoas isoladas e em pequenos grupos. Durante a segunda situação, as pessoas se mostraram menos capazes de resolver problemas.

Anúncios
São Paulo – Cientistas da Universidade Virginia Tech, nos EUA, dizem que pessoas são menos inteligentes quando estão em grupo. A pesquisa descobriu alterações no teste de QI e no mapeamento do cérebro.
 
Durante o estudo, os pesquisadores reuniram pessoas com QI (quociente de inteligência) semelhante e fizeram as medições de duas formas: com as pessoas isoladas e em pequenos grupos. Durante a segunda situação, as pessoas se mostraram menos capazes de resolver problemas.

Os cientistas também aplicaram exames de ressonância magnética a fim de visualizar o que acontecia no cérebro das pessoas. Então, perceberam que a interação social provoca respostas neurais intensas.

O estudo mostra que reuniões não tornam as pessoas menos inteligentes. Porém, durante esses eventos, os participantes não expressam o seu QI real, mas um QI menor.

Os participantes apresentaram um aumento na ativação inicial da amígdala cerebral e uma diminuição na atividade do córtex pré-frontal, correspondente a uma capacidade menor de resolver problemas lógicos.

Além disso, o efeito foi maior entre as mulheres. Apenas três, de um total de 13, ficaram no grupo de melhor desempenho durante a reunião.

Kenneth Kishida, autor da pesquisa, diz que durante o estudo foram detectadas quedas dramáticas na capacidade de alguns voluntários para resolver problemas. O feedback social teve um efeito significativo.

Os pesquisadores de Virginia Tech concluíram que os ambientes competitivos das empresas, por exemplo, podem minimizar o desempenho dos indivíduos, ao invés de resultar em ganhos. Como consequência também afeta o resultado geral das empresas.

Fontes e Direitos Autorais: Vanessa Daraya, de INFO Online • Terça-feira, 24 de janeiro de 2012 – 16h41.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s