Saiba como ter hoje alguns recursos do Windows 8

O Windows 8 será a primeira versão do sistema operacional da Microsoft desde o Windows 95 a modificar drasticamente a interface. Não só ela é uma evolução da interface “Metro” usada no Windows Phone 7, como também inclui melhor suporte a múltiplos monitores, uma versão “imersiva” do Internet Explorer e otimização para uso com telas sensíveis ao toque.

Muitas das novidades do Windows 8 ainda não estão disponíveis de nenhuma outra forma, mas você já pode experimentar alguns recursos do sistema, incluindo a interface Metro, o suporte  a múltiplos monitores e a “Ribbon” no Windows Explorer hoje mesmo em seu PC com Windows 7. Veja como.

Clone a interface Metro

Uma das maiores mudanças no Windows 8 envolve a interface: em vez do bom e velho desktop ao qual estamos acostumados há 16 anos a Microsoft está adotanto a interface “Metro”, originária dos smartphones com Windows Phone. Você pode reproduzir o visual e comportamento da Metro usando um aplicativo chamado Mosaic. Ele não substitui o desktop, mas permite que você tenha uma camada sobre ele com as “Live Tiles” contendo atalhos para aplicativos, sites e conteúdo de redes sociais.

Instalar o aplicativo é fácil, basta baixá-lo do site oficial, descompactar o arquivo em uma pasta e dar um duplo-clique no arquivo Mosaic.exe. Inicialmente ele abre em tela cheia com duas Tiles. Clique na seta no canto superior direito da tela e escolha Options para modificar a configuração do programa: você pode desabilitar o modo tela cheia, habilitar widgets e animações extras, iniciar o programa automaticamente assim que o Windows for iniciado e mais. É possível até selecionar o idioma do programa, mas Inglês e Russo são as únicas opções.

win8now_mosaic-360px.jpg

Você pode adicionar várias Tiles ao Mosaic para personalizá-lo. Para isso visite a Mosaic Store clicando na Tile correspondente na tela inicial. Há Tiles para o Facebook, GMail e Twitter, além de previsão do tempo, relógio, reprodução de músicas e fotos e mais.

Depois de baixar as Tiles, é necessário adicioná-las à interface. Clique na seta no canto superior direito da tela e clique em Add. Uma lista de Tiles irá aparecer. Basta selecionar a desejada e clicar sobre ela. Algumas Tiles (como as relacionadas a e-mail e redes sociais) podem exigir configuração antes de começar a funcionar.

Você também pode criar Tiles com atalhos para programas e sites. Clique na seta no canto superior direito da tela e em Pin. Escolha se quer um atalho para um programa ou site, e indique o caminho até o executável do programa (usando a janela do Windows Explorer que aparece) ou digite o endereço do site. As Tiles com atalhos mostram o ícone do programa para o qual apontam, e as com sites tem uma amostra da página inicial.

Para organizar as tiles, basta arrastá-las até a posição desejada. Para removê-las, clique sobre elas com o botão direito do mouse e escolha Remove.

Fontes e Direitos Autorais: Sarah Jacobsson Purewal, PCWorld EUA.

Anúncios

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulações e Reconhecimentos: Microsoft MVP, MCC, MSTC e MIE.
Esse post foi publicado em Dispositivos Móveis, Diversos, Internet, Mundo SQL Server, Notícias, Segurança, Windows e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s