Microsoft anuncia tablet Surface com Windows 8 para bater de frente com iPad

Surface: tablet da Microsoft tem tela de 10,6 polegadas e 9,3 milímetros de espessura

Surface: tablet da Microsoft tem tela de 10,6 polegadas e 9,3 milímetros de espessura

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (18) um modelo de tablet feito pela própria empresa. Chamado Surface, o aparelho foi apresentado em um “misterioso” evento da companhia, sobre o qual os jornalistas nem chegaram a ser informados ao certo sobre o que seria mostrado. A companhia, como a Apple, decidiu entrar no mercado de tablets “produzindo o próprio hardware” e o próprio software. “Nós acreditamos que qualquer intervenção entre o homem e uma máquina pode ser feita de melhor forma quando hardware e software estão integrados”, argumentou Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, durante a apresentação.

O aparelho terá duas versões: uma com o sistema operacional Windows 8 RT (específico para plataforma de processadores ARM, feito pela Nvidia e outras fabricantes) e outra com o Windows 8 Pro (com processadores Intel).

O tablet Surface com Windows RT terá 9,3 milímetros de espessura, porta USB 2.0, espaço para cartão micro SD, carcaça de magnésio, cerca de 680 gramas e tela de 10,6 polegadas (maior que a maioria dos concorrentes). O equipamento já virá com uma capa embutida para apoiá-lo, como a smart case do iPad. O aparelho também terá suporte a um teclado touchscreen para facilitar na produção de conteúdo no portátil. Ele será vendido com duas versões de armazenamento: 32 GB ou 64 GB.

A versão do Surface com Windows 8 Pro também terá o mesmo tamanho de tela, mas com espessura maior (13,5 mm), mais pesado (903 gramas) e com autonomia de bateria um pouco maior, de acordo com a empresa. Outra novidade é a porta USB 3.0. Ele será vendido em duas versões: uma de 64 GB de armazenamento e outra de 128 GB.

“Ele consome menos energia que os processadores core i5 de terceira geração”, disse Mike Angiulo, vice-presidente corporativo do Windows, sobre o tablet. Durante a demonstração, a Microsoft mostrou que o Surface na versão com Windows 8 Pro terá suporte a uma caneta para que o usuário possa fazer anotações diretamente no display do portátil. A distância entre a caneta e a tela é de 0,7 milímetros, o que torna a experiência muito próxima de escrever em um papel.

A companhia informou que o Surface com Windows 8 RT será lançado antes que o Pro — precisamente junto com o lançamento mundial do sucessor do Windows 7, previsto para setembro ou outubro. Já o Pro deve ser vendido após cerca de três meses de venda do Windows 8. A Microsoft não informou o preço dos aparelhos.

Antes de apresentar o produto, Steve Ballmer citou produtos da Microsoft que fizeram sucesso para falar da “vocação” da companhia em fazer produtos de qualidade. “Quando entrei na empresa o produto mais lucrativo era o mouse”, disse.  Atualmente, o maior exemplo de integração entre hardware e software da companhia é o videogame XBox.  

Fracasso

Em 2010, antes mesmo de a Apple lançar o primeiro modelo de iPad no mercado, a Microsoft mostrou um tablet da HP com o sistema operacional  Windows 7. A apresentação foi feita em janeiro pelo CEO da empresa, Steve Ballmer, durante a CES 2010, tradicional feira de tecnologia em Las Vegas (EUA).

Na época, Ballmer não deu muitos detalhes do ultraportátil e a apresentação não “empolgou” os analistas de tecnologia. O CEO da Microsoft chegou a anunciar que o tablet estaria disponível ainda naquele ano no mercado consumidor. O HP Slate 500, no entanto, só começaria a ser vendido no final de outubro nos Estados Unidos por US$ 799.

Segundo o site “Apple Insider”, a HP produziu naquele ano apenas 9 mil unidades do tablet, ofertando o ultraportátil apenas para o mercado corporativo. A Apple, que lançou no mesmo ano o iPad, vendeu cerca de 14 milhões de tablets nos primeiros 12 meses.

Fontes e Direitos Autorais: Uol Notícias – Tecnologia – 18/06/201220h28 > Atualizada 18/06/201222h04.

Anúncios

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulações e Reconhecimentos: Microsoft MVP, MCC, MSTC e MIE.
Esse post foi publicado em Dispositivos Móveis, Diversos, Internet, Mundo SQL Server, Notícias, Windows e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Microsoft anuncia tablet Surface com Windows 8 para bater de frente com iPad

  1. Alex Rosa disse:

    após 20 anos trabalhando com produtos da Microsoft, fica dificil dizer que não comprarei um desses. E como tenho um iPad, será uma comparação real entre os dois produtos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s