Microsoft e Samsung trazem mesa inteligente para o Brasil

Batizado de SUR40, produto é voltado para empresas que lidam com o consumidor final, como agências de turismo, concessionárias e bancos.

Anúncios

Anunciada com alarde há cerca de dois anos, a mesa Surface (não confundir com o tablet) finalmente é um produto comercial. Durante a feira de tecnologia bancária CIAB 2012, Samsung e Microsoft anunciaram que estão trazendo a tecnologia para empresas no País.

Agora com o nome “SUR40 com Microsoft PixelSense”, o produto é voltado para empresas como bancos, varejistas e imobiliárias, entre outras. Em bancos, ela poderia ser usada em agências “sem papel” – o cliente assinaria documentos na própria tela.

Em termos tecnológicos, a mesa Surface não é sensível ao toque. A tela, de 40 polegadas, possui mais de 2 milhões de sensores infravermelhos, explica Ricardo Tiltscher, diretor de B2B da Samsung, fabricante do dispositivo. Feita na Coreia, a SUR40 usa um processador gráfico AMD Athlon X2 245e, de 2,9 GHz, e tem portas USB, HDMi e SD Card.

Os sensores “leem” movimentos próximos à tela (não é preciso tocá-la). Isso permite mapear movimentos e até objetos, como miniaturas ou cartões com códigos. A mesa suporta até 50 toques simultâneos, explica Tiltscher.

De acordo com Cristina de Luca, da Microsoft, as soluções de interatividade são criadas em parceria com a Samsung e um desenvolvedor de aplicativo.

Durante a demonstração, os executivos exibiram um aplicativo do MacDonalds, em que o cliente pode arrastar fotos dos produtos para uma tela que mostra informações nutricionais.

“Em uma loja de roupas, por exemplo, o cliente pode colocar uma peça em cima da mesa. Ela lê o código na etiqueta e sugere combinações”, diz Bruno Bonfanti,da Rekoni, desenvolvedora de software. É o chamado upselling.

Outros usos possíveis são em agências de turismo e concessionárias – o cliente monta o pedido arrastando fotos.

De acordo com Cristina, o mercado do dispositivo é estimado em “milhares”, já no primeiro ano.

A venda, que começa em agosto, será por meio da Samsung e da Microsoft. A SUR40 custa 45 mil reais, valor que inclui a licença do Windows 7, o aplicativo do buscador Bing e o software SDK para desenvolvimento de ferramentas.

Fontes e Direitos Autorais: PCWorld – Renato Rodrigues.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s