Bancos escondem pacotes grátis do consumidor, diz Idec

Idec teve maior dificuldade no HSBC

São Paulo – Os bancos públicos e privados escondem de seus clientes a existência de pacotes gratuitos de tarifas, uma exigência legal desde 2008. A informação é do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que realizou uma avaliação com os seis maiores bancos que atuam no país.

Segundo o Instituto, técnicos do Idec visitaram as instituições financeiras se apresentando como clientes comuns. Nos diálogos com gerentes e atendentes, os técnicos pediram para modificar a classificação de suas contas para o pacote básico gratuito.

Esse pacote é uma exigência do Banco Central e determina que os bancos ofereçam uma opção com direito a, no mínimo, quatro saques (no caixa do banco ou nos caixas eletrônicos), duas transferências entre contas do mesmo banco, dois extratos do mês anterior, um extrato anual e dez folhas de cheque por mês. Foram visitados os bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Banco do Brasil e Santander.

De acordo com o instituto, os atendentes bancários ora desconheciam a existência do pacote de “serviços essenciais gratuitos” ora simplesmente se negavam a fazer a migração da conta.

Os pesquisadores pediram que suas contas correntes fossem alteradas para contas de serviços essenciais. Alguns funcionários, segundo o instituto, não tinham conhecimento desse direito e outros se negaram a fazer a conversão.

De acordo com a análise do Idec, apenas os atendentes dos bancos Caixa Econômica e Itaú efetuaram as mudanças solicitadas pelos técnicos sem criar dificuldades.

Os bancos Bradesco e Santander, diz o Idec, efetuaram a mudança, porém o técnico do Idec teve que insistir no pedido e resistir às tentativas de persuasão dos gerentes. Nos demais bancos, o técnico do instituto não conseguiu fazer cumprir seu direito.

No Banco do Brasil o atendente alegou uma dificuldade técnica em seu sistema e não efetuou a migração da conta. Já no HSBC, o atendente desconhecia a existência da conta de serviços essenciais.

Fontes e Direitos Autorais: , INFO • Segunda-feira, 30 de julho de 2012 – 20h49.

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , , , por Junior Galvão - MVP. Guardar link permanente.

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade – ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC e MIE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.