Maior parte dos brasileiros têm conexão inferior a 2 Mbps

Estudo mostra expansão das conexões mais rápidas

São Paulo – Um estudo divulgado pelo Ibope revela que a maior parte dos brasileiros com acesso à internet em casa possui planos de dados com velocidades inferiores a 2 Mbps.

Segundo o Ibope, há no Brasil 64,9 milhões de pessoas com acesso à web em seus domicílios. Entram nessa conta desde os consumidores que possuem um cabo de fibra óptica até quem navega usando modem 3G ou conexão pela linha telefônica.

Quando são contabilizados os brasileiros que possuem acesso à internet em seus locais de trabalho, ainda que não tenham acesso à web de casa, o número de internautas sobe para 68 milhões.

O volume total de brasileiros online é modesto, se levarmos em conta que a população total supera 190 milhões de pessoas.  A análise do Ibope mostra, no entanto, que a cada ano cresce em 11% a base de brasileiros com acesso à internet.

Teste agora a velocidade real de sua banda larga

No mês de julho, dos 64,9 milhões de pessoas com acesso à internet em casa, apenas 41,5 milhões usaram a web. Desse total, cerca de 60% usou conexões lentas. Um grupo de 6 milhões de internautas recorreu a conexões de, no máximo, 512 Kbps para navegar.  Outro grupo, de 18 milhões de internautas, explorou a web com uma velocidade entre 512 Kbps e 2 Mbps.

Cerca de 28% do total dos usuários ativos em domicílios no Brasil usou conexões com entre 2 Mbps e 8 Mbps. Outros 12% navegam a altas velocidades, com links mais velozes que 8 Mbps.

x

Gráfico mostra ascensão da curva que representa links maiores que 2 Mbps

O estudo mostra ainda que, embora precária, a internet no Brasil vem ampliando sua velocidade e aumentando sua penetração, incluindo novos brasileiros na rede.  A faixa que mais cresceu, por exemplo, foi a de usuários com acesso a mais de 2 MB. Este recorte cresceu 91% numa comparação com a mesma pesquisa, feita em 2011.

Os dados fazem parte do estudo “NetSpeed Online Report, IBOPE Nielsen Online”.

Conexão

Nº de usuários*

% do total

Até 528Kb

2.117

3,20%

128Kb – 512Kb

7.440

11,50%

512Kb – 2Mb

27.614

43,90%

2Mb – 8Mb

18.364

27,90%

Acima de 8Mb

8.455

12,60%

Não identificado

898

0,90%

Total

64.888

100%

* em milhares de usuários

Fontes e Direitos Autorais: , INFO • Segunda-feira, 30 de julho de 2012 – 21h21.

Anúncios

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulações e Reconhecimentos: Microsoft MVP, MCC, MSTC e MIE.
Esse post foi publicado em Diversos, Enquete e Pesquisas...., Internet, Notícias, Telecomunicações e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s