4 razões que levaram a Microsoft a matar o Hotmail

O Outlook vai matar o Hotmail
São Paulo – O Outlook.com, novo webmail da Microsoft, conquistou 1 milhão de usuários em apenas seis horas. O serviço foi aberto nesta semana ainda em versão preliminar e vai substituir o veterano Hotmail. O Outlook.com traz visual mais limpo que o de outros sites similares e integração com redes sociais e com os serviços da empresa na nuvem, como Messenger e Office Web Apps.

Na fase atual, a Microsoft não está tentando convencer os usuários do Hotmail a migrarem para o Outlook.com. Mas não há dúvida de que isso vai acontecer com o tempo. O Outlook.com é o novo Hotmail. E a migração é praticamente automática. Quem entra no novo serviço com nome de usuário e senha do Hotmail encontra, lá, suas mensagens e contatos do serviço antigo (também é possível voltar ao Hotmail clicando numa opção no menu).

Obviamente, a Microsoft poderia ter chamado o novo serviço de e-mail de Hotmail, mantendo a marca que está na web há mais de 15 anos. Por que ela decidiu matar esse nome e substituí-lo por Outlook? Veja quatro razões.

1 – O Google avançou – O Hotmail liderou o mercado durante anos, mas vinha perdendo terreno para o Gmail, do Google. Segundo dados da comScore (citados pelo site VentureBeat), em maio, o Hotmail era o número um, com 325 milhões de usuários. O Yahoo! vinha em seguida, com 298 milhões. E o Gmail ficava em terceiro, com 289 milhões.

Mas esses números não incluem os acessos feitos por meio de smartphones. E o Gmail conquistou um grande contingente de novos usuários graças ao sucesso do Android nos smartphones. No final de junho, durante o evento Google I/O, o Google divulgou que 400 milhões de dispositivos com Android já haviam sido ativados. No mesmo evento, a empresa anunciou que, somando todas as formas de acesso, o Gmail havia chegado a 425 milhões de usuários.

2 –  O Hotmail virou relíquia –  O Hotmail foi criado em 1996 pelos empreendedores Sabeer Bhatia e Jack Smith, ex-funcionários da Apple. Foi comprado pela Microsoft no ano seguinte. O webmail evoluiu nesses 16 anos, mas não o bastante. Ele começava a parecer antiquado numa era em que a internet móvel e as redes sociais dão o tom das inovações. A marca deixou de considerada “cool”. E esse processo deve se acelerar agora que o Outlook.com está no ar.

Um endereço do tipo nome@hotmail.com passará a ser visto como uma relíquia dos anos 90. Para a Microsoft, era provavelmente mais fáicl recomeçar com uma marca que é nova na web (embora seja tradicional nos escritórios) em vez de tenhar reavivar o nome Hotmail.

3 –  Efeito Gmail – Quando o Google lançou o Gmail, em 2004, ele trouxe novidades como espaço muito maior para armazenamento de mensagens, mecanismo de busca eficiente e marcadores para classificação da correspondência, além de uma interface mais prática e direta. Perto dele, Hotmail e Yahoo! pareciam ultrapassados naquele momento.

Em resposta, os dois concorrentes rapidamente incorporaram várias das novidades, ampliaram o espaço para armazenamento e fizeram outros melhoramentos. Mesmo assim, ficou, para o consumidor, a imagem de que o Gmail era mais avançado. A Microsoft procura, agora, repetir o “efeito Gmail” com o Outlook.com.

O novo serviço combina com as redes sociais e com os dispositivos móveis. O visual do Windows 8 dá, a ele, jeito de novidade. Ele traz uma marca que só agora chega à web. É uma tentativa de passar a ideia de que esse é o webmail mais avançado e que os outros serviços ficaram ultrapassados – como fez o Google oito anos atrás com o Gmail.

4 – Office na nuvem –  Os principais aplicativos de uso pessoal do pacote Office – Excel, Word, OneNote e PowerPoint – já têm versões na web. O Office 2013, que deve ser lançado em setembro, é parte software instalável e parte serviço na nuvem. Assim, é natural que o Outlook ganhe sua versão na web também. E não faria sentido manter dois serviços de webmail com nomes diferentes. Logo, adeus Hotmail.

Fontes e Direitos Autorais:  , de Exame.com • Quinta-feira, 02 de agosto de 2012 – 20h06.

Anúncios

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s