Mão robótica tem habilidade semelhante à humana

A mão robótica é capaz de manipular objetos com a destreza da mão humana

Paris – Cientistas europeus indicaram ter desenvolvido a primeira mão robótica em tamanho natural com os cinco dedos, capaz de agarrar e manipular objetos com destreza semelhante à da mão humana.

Fazer robôs manipular objetos com precisão sempre representou um problema para engenheiros em sua busca por construir máquinas humanóides para ajudar nos serviços domésticos, em resgates de emergência e no trabalho fabril.

Já existem “apanhadores” robóticos industriais, capazes de segurar objetos e movê-los, mas que se mostravam incapazes de manipulá-los como a mão humana, como segurar um ovo sem quebrá-lo ou erguer coisas pesadas e volumosas.

Construir protótipos com dimensões humanas também representou um desafio.

Uma equipe de cientistas italianos e alemães construiu a mão usando cordas que são torcidas por pequenos motores de alta velocidade nos cinco dedos, cada um com três segmentos, como as falanges.

Denominada ´Dexmart Hand´, a invenção demonstrou ser capaz de manusear um delicado ovo de Páscoa e erguer uma carga de cinco quilos, explicou a equipe.

“Nós usamos a mão humana como modelo”, afirmou o cientista Claudio Melchiorri, da Universidade de Bolonha, na Itália, em um comunicado da agência CORDIS Features, que divulga a pesquisa científica financiada pela UE.

A mão também tem um “cérebro” primitivo, continuou o comunicado. Sensores luminosos foram instalados na mão, possibilitando calcular a força necessária para que os dedos agarrem um objeto sem esmagá-lo ou deixá-lo cair.

“A habilidade da mão robótica é tão próxima da humana que a visão de robôs como ajudantes pessoais domésticos, em salas de cirurgia e em atividades industriais está se tornando a cada dia mais realista”, afirmou Gianluca Palli, pesquisador da Universidade de Bolonha.

Fontes e Direitos Autorais: Quinta-feira, 02 de agosto de 2012 – 18h36

Anúncios

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

2 comentários em “Mão robótica tem habilidade semelhante à humana”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s