Intel apresenta tecnologia sem fio para recarga de smartphones

Uma solução desenvolvida pela Intel utiliza um ultrabook como fonte de energia para carregamento sem fio de dispositivos móveis. Combinando um software e um transmissor, a tecnologia envia a carga do computador ao aparelho móvel sem a necessidade de cabos. A novidade estará disponível no segundo semestre de 2013. Segundo a companhia, a ferramenta terá menor consumo de energia e não necessitará que o telefone seja colocado em uma posição específica sobre uma superfície de carregamento.

Tecnologia de recarga wireless da Intel, para 2013 (Foto: Reprodução)Tecnologia de recarga wireless da Intel estará disponível em 2013 (Foto: Reprodução)

Segundo o site Digitimes, a tecnologia de recarga “pelo ar” é segura e já tem um método padronizado pelo consórcio QI Wireless Power. A Sharp e NTT Docomo já lançaram um dispositivo semelhante no Japão, mas os altos custos não permitiram sua difusão. Já a Samsung lançaria o seu produto agora no segundo semestre, mas adiou a apresentação para o final do ano ou início de 2013.

Para reduzir os custos de produção, a Intel oferecerá aos fabricantes interessados pela tecnologia um software exclusivo e também um projeto de integração do transmissor e do receptor. A idéia inicial da empresa é implementar o dispositivo de recarga wireless na sua próxima linha de ultrabooks, que farão a recarga de smartphones com processadores da companhia, como o San Diego, da Orange.

Fontes e Direitos Autorais: Rafael Jandre – Para o TechTudo – www.techtudo.com.br