Dicas de senhas podem ser facilmente extraídas do Windows 7 e 8

Se as dicas forem óbvias demais, hackers podem facilmente recuperar as senhas dos usuários, mesmo sem ter acesso físico ao computador.

Anúncios

(Fonte da imagem: Reprodução/Ars Technica)

As versões mais recentes do sistema operacional da Microsoft trazem um  recurso para auxiliar os usuários a se lembrar da senha cadastrada no momento da  instalação (ou criação do perfil). Essas dicas de senhas ficam salvas no  registro do sistema em formato de código, mas podem ser facilmente convertidas  em palavras novamente.

Jonathan Claudius é um pesquisador de vulnerabilidades do SpiderLabs que  desenvolveu uma ferramenta que automatiza o processo de desencriptação desses  códigos. Ele publicou o serviço junto com a documentação completa sobre esse  recurso do Windows.

Essa informação pode ser utilizada por hackers para acessar os dados pessoais  dos usuários. Apesar de essas dicas de senhas serem visíveis para qualquer um  que tenha acesso físico ao computador, anteriormente se algum hacker tentasse  interceptar senhas pela internet, tudo o que ele conseguiria eram senhas  criptografadas, que não tinham muita utilidade. Essa nova descoberta pode fazer  com que os invasores possam ver à distância as dicas de senhas e, através disso,  descobrir qual o código de acesso cadastrado.

A segurança das senhas é um item muito discutido. Lembre-se de sempre  utilizar combinações de letras e números e, o mais importante: nunca use dicas  de senhas óbvias, como “nome do meu cão” ou “aniversário da minha avó”.

Leia mais em:  http://www.tecmundo.com.br/seguranca/28842-dicas-de-senhas-podem-ser-facilmente-extraidas-do-windows-7-e-8.htm#ixzz24O9nfecD

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

5 comentários em “Dicas de senhas podem ser facilmente extraídas do Windows 7 e 8”

    1. Djalma, boa tarde.

      Agradeço a sua visita ao meu blog e também o seu comentário.

      Em relação ao seu desejo, gostaria de fazer algumas perguntas.

      1 – Você tem algum tipo de conhecimento na área de desenvolvimento de software e programação?

      2 – Para que tipo de plataforma você tem interesse em desenvolver?

      Até mais.

      Curtir

      1. Estou na área a 16 anos como técnico em informática, me considero um bom analista técnico, passo a maior parte do meu tempo treinando e estudando Informática. Já tentei alguns programas e até já fiz um programa em Access, porém preciso e quero me preparar para criar algo novo e que me dê retorno, tenho vários projetos na cabeça mais estou sem apoio e mão de obra para executar. Estou tentando alguma coisa para apresentar em minha cidade, pois hoje trabalho na prefeitura e tenho um bom conhecimento com alguns empresário daqui. Estou acompanhando a evolução da tecnologia e já esta mais do que na hora de apresentar algo diferente e com bom resultado financeiro, mais voltando para a resposta de sua pergunta; Já vasculhei alguns programas, já dei uma olhada em linguagem de programação e queria começar com algo para empresa, não tenho direção de plataforma, só quero começar e ver se pego gosto. Se eu gostar vou correr atrás. Obrigado.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s