Falta de conhecimento em nuvem atrasa recrutamento

São Paulo – As desenvolvedoras de soluções e empresas que fornecem serviços de computação em nuvem sofrem com a falta de colaboradores bem qualificados. De acordo com a Page Personnel, especializada em recrutamento, este cenário é prejudicado especialmente pela escassez de bons profissionais e rotatividade de pessoas promovida pelo aquecido mercado de TI.A Citrix, desenvolvedora de infraestrutura usada em ambientes de computação em nuvem, reconhece que muitas pessoas não possuem conhecimento avançado nesta área. Neste caso, a solução foi investir em treinamentos internos.

“Este é um mercado novo e é realmente necessário oferecer uma forte capacitação. Contratamos somente pessoas que contam com os requisitos básicos exigidos pela empresa, mas quase sempre é necessário reciclar o conhecimento destes profissionais. Para atuar com a venda dos produtos, por exemplo, os funcionários e parceiros vão aos Estados Unidos obter a certificação da empresa”, afirma Flávio Nóbrega, gerente de vendas corporativas na Citrix.

Segundo Diego Rondon, gerente de consultoria da divisão de TI da Page Personnel, alguns recrutadores desconhecem a tecnologia de cloud computing, não acompanham as notícias deste mercado e indicam pessoas sem qualificação para as empresas. Além disso, a quantidade de colaboradores não supre a demanda do aquecido mercado de TI.

O consultor da Page Personnel diz também que a tecnologia de computação em nuvem é usada há, no mínimo, uma década. Um agravante, segundo Rondon, é que os profissionais de outras áreas e até mesmo usuários comuns desconhecem os detalhes de como a tecnologia funciona.

Requisitos – Os especialistas entrevistados pela INFO afirmam que as pessoas que deseja atuar com computação em nuvem devem possuir um conhecimento técnica e também administrativo.

Na Citrix, por exemplo, Nóbrega comenta que a empresa prioriza a contratação de colaboradores com experiência em virtualização, sistemas operacionais, redes, segurança da informação e armazenamento.

Já Rondon, da Page Personnel, diz que não basta obter um diploma de ensino superior em TI porque nenhum curso abrange todas as áreas de computação em nuvem. “Este mercado conta com diferentes pilares. Além de conhecer as soluções, as corporações exigem visão administrativa e planejadora alinhadas aos interesses da empresa”, comenta.

Salário – Um analista de infraestrutura recebe, em média, 4.500 reais mensais em empresas de pequeno porte. Já um analista de cloud computing conta com salário entre 3.000 reais e 6.500 reais, de acordo com a região de benefícios. Os dados são de um recente estudo da empresa de recrutamento especializado Page Personnel.

Já os interessados em crescer na carreira e obter um cargo melhor podem obter uma certificação para comprovar o conhecimento técnico. Segundo Rondon, o preço das certificações na área de cloud computing é considerado elevado.

”O custo fica entre 500 reais e mil reais, sem contar o transporte, hospedagem e a possibilidade de reprovar e ter de pagar a taxa novamente. As empresas de grande porte como a Microsoft, Red Hat, Oracle, Cisco, VMware, Novell, por exemplo, contam com certificações para as tecnologias próprias”, diz.

Veja abaixo a lista elaborada pela Page Personell com as certificações que valorizam o currículo do profissional que deseja atuar com computação em nuvem:

Entidade

Certificação

Custo

CSA (Cloud Security   Alliance)

Certificate of Cloud Security Knowledge (CCSK)

USD 100 – 300

Microsoft

Microsoft Certified Systems Engineer (MCSE)

USD 100 – 300

Cisco

Cisco Certified Design Professional (CCDP)

USD 100 – 300

Microsoft

Office 365

USD 100 – 300

Citrix

Citrix Certified   Administrator (CCA)

USD 100 – 300

VMware

VMware vSphere 5.0

USD 100 – 300

Fontes e Direitos Autorais: , de INFO Online • Terça-feira, 04 de setembro de 2012 – 09h41.

Anúncios

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulações e Reconhecimentos: Microsoft MVP, MCC, MSTC e MIE.
Esse post foi publicado em Azure, Carreira, Cloud Computing, Diversos, Enquete e Pesquisas...., Internet, Mundo SQL Server, Notícias, Segurança, Telecomunicações, TI Verde e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s