Microsoft Visual Studio 2012 e suas mudanças mais importantes

Essa semana, a Microsoft apresentou o Visual Studio 2012, solução de desenvolvimento que ganhou funcionalidades de criação muito mais ágeis para diversos browsers, com destaque para os voltados para mobilidade, e a disponibilidade na nuvem.

Mas, na prática, quais foram essas mudanças? Vou pontuar aqui as que eu acreito que são mais bacanas, junto a uma seleção que a Microsoft frisou bastante durante os keynotes. Vamos lá:

Page Inspector – alinha as interfaces de código e produto final para saber como as coisas estão correndo nas páginas, e ainda possibilita, por meio de um menu, observar como as coisas estarão online em browsers para PCs ou dispositivos móveis – sendo que, neste último caso, os códigos se alteram automaticamente para suportar a menor área de contato da página.

F # para versão web do Visual Studio Express 2012 – As novas ferramentas F# fornecem aos desenvolvedores um add-on que permite o desenvolvimento de F # em ASP.NET e Azure.

Visual Studio Express 2012 para Windows – leva as ferramentas de VS para aplicativos de desktop, fornecendo aos desenvolvedores ferramentas gratuitas para construir aplicações para Windows em C#, VB.NET e C++. Esta oferta permite que os desenvolvedores construam aplicativos para o Windows rapidamente e de graça.

Team Foundation Server Power Tools para Visual Studio 2012 – fornece as equipes de desenvolvimento tudo o que precisam para aproveitar ao máximo a sua instalação do Team Foundation Server 2012, incluindo ferramentas avançadas de backup, extensões para o Windows Explorer, bem como o PowerShell e um editor de processo.

Power Tools de Produtividade para Visual Studio 2012 – um conjunto de realce, ferramentas e utilitários de linha de comando que ajudam os desenvolvedores a realizarem tarefas com mais eficiência. As ferramentas de produtividade estarão disponíveis para download em Outubro.

Suporte para o Windows Embedded – O desenvolvimento está, agora, totalmente compatível com Visual Studio 2012, incluindo acesso à gestão de ciclo de vida de aplicações (ALM). Porém, esse novo suporte estará disponível apenas na próxima versão do Windows Embedded, que deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2013.

Idiomas – O VS2012 já está disponível em10 idiomas: inglês, japonês, francês, chinês simplificado, chinês tradicional, alemão, coreano, espanhol, Russo e italiano. Também existem pacotes de idioma que podem ser adicionados para suporte a idiomas como para o português do Brasil, tcheco, línguas turcomanas e outros, informa a companhia.

.NET Framework 4.5 – também anunciado hoje, torna mais produtivo o trabalho de  desenvolvedores que atuam com a criação de aplicativos para desktop (Windows Forms, WPF, Loja de Apps do Windows 8), servidores (Windows Server) e para a nuvem (Windows Azure).

Diversos recursos foram aprimorados na ferramenta e incluem melhorias de desempenho, que tornam a programação assíncrona e paralela mais fácil. Outro benefício é que o .NET Framewrok 4.5 oferece funcionalidade XAML e acesso a loja de aplicativos do Windows 8.

O .NET framework 4.5 no servidor também aprimora os serviços e componentes ASP.NET, WIF (Windows Identity Foundation), Entity Framework e WCF (Windows Communication Foundation). Além disso, para a nuvem, Windows Azure fornece suporte completo para desenvolvimento .NET com o Windows Azure SDK.

Com isso, a mensagem fica absolutamente baseada na gestão das operações em torno de tudo que envolverá a experiência do usuário e o benefício do negócio. Não importa a plataforma, a informação tem que estar disponível e aberta para rápido acesso das pessoas envolvidas nos processos, para que o negócio tenha continuidade e não fique parado em burocracias. Sim, a Microsoft está prometendo a desburocratização, algo que somente quando vocês colocarem a mão serão capazes de dizer se, de fato, está tudo dentro das propostas apresentadas. Conto com seus feedbacks.

Fontes e Direitos Autorais: Renato GalisteuRepórter InformationWeek – 14 de setembro de 2012.

Anúncios

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulações e Reconhecimentos: Microsoft MVP, MCC, MSTC e MIE.
Esse post foi publicado em Azure, Diversos, Inovações, Mundo SQL Server, Notícias, Windows, Windows Phone e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s