Microsoft lança o Windows Phone 8

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira em um evento em San Francisco o Windows Phone 8, seu novo sistema operacional para smartphones, com o qual espera reconquistar uma porção significativa de um mercado em rápida expansão.

Joe Belfiore, líder da divisão Windows Phone na Microsoft, apresentou à imprensa os novos recursos do sistema. O software tem uma interface baseda nos mesmos “blocos dinâmicos” (Live Tiles) do Windows 8, muito similar à já usada no Windows Phone 7. Estes blocos mostram informações atualizadas constantemente: um aplicativo de previsão do tempo pode mostrar em seu bloco a previsão mais recente, e o programa de email mostra a última mensagem recebida.

“A grade estática com ícones tem sido o padrão nos smartphones”, disse Belfiore. “Decidimos não usar essa velha metáfora. Nossa idéia é colocar as pessoas no centro da experiência”.

As pessoas com as quais os usuários interagem com maior frequência podem ter seus próprios blocos, mostrando os últimos contatos via e-mail ou redes sociais.

“É o sistema operacional para smartphones mais pessoal que você vai encontrar, e por isso te mantém mais perto das pessoas mais importantes em sua vida”, completou o executivo.

Belfiore também anunciou uma variedade de novos aplicativos que estarão disponíveis para a plataforma, incluindo versões do Facebook, Twitter, Skype, Angry Birds, Urban Spoon e, a partir do início de 2013, o serviço de streaming de músicas Pandora, que dará um ano de música gratuita e sem anúncios para os proprietários de aparelhos com o Windows Phone 8.

“Estimamos que 46 dos 50 aplicativos mais populares em outros smartphones estarão disponíveis no Windows Phone 8”, disse Belfiore. “Isso é um enorme progresso para nós”.

Entre outros recursos mostrados nesta segunda-feira estão uma lockscreen que pode mostrar conteúdo como resultados de esportes, notícias ou fotos favoritas. Há também o Data Sense, que ajuda os usuários a não só monitorar o uso de dados no celular como também traz recursos para reduzí-lo, como a compressão de páginas e imagens na web.

Belfiore disse que, em testes com o recurso ligado, foi possível conseguir 45% a mais de navegação na web antes de atingir o limite do plano de dados. Para funcionar, o recurso precisa de ajuda das operadoras. A Verizon será a primeira operadora nos EUA a suportá-lo.

Outro recurso interessante é o Kid’s Corner, um ambiente projetado especialmente para permitir que os pais deixem seus filhos brincar com seus aparelhos. Neste ambiente, os “pimpolhos” tem acesso apenas a apps e conteúdo (como filmes e música) previamente autorizado pelos pais, que não correm o risco de ter e-mails apagados ou respondidos acidentalmente.

O início das vendas de aparelhos com Windows Phone 8 está programado para este fim de semana (3 de Novembro), nos EUA e Europa. A princípio estarão disponíveis aparelhos da HTC, Samsung e Nokia. Segundo Steve Ballmer, CEO da Microsoft, as 65 lojas da Microsoft nos EUA, que já comercializam o tablet Surface, terão também todos os aparelhos Windows Phone 8 disponíveis no país, e a loja online da empresa terá todas as opções de cores.

winphone8_belfiore_intro-360px.jpg Joe Belfiore, da Microsoft, apresenta o Windows Phone 8

Com isso inicia-se também uma batalha cujo tamanho não é visto há anos no mercado móvel. Os novos Windows Phone irão competir com o recém-lançado iPhone 5 e com um número cada vez maior de aparelhos baseados no sistema operacional Android, da Google, que é atualmente o sistema mais popular.

Analistas acreditam que o novo software irá levar a Microsoft à posição número três no mercado já no início do próximo ano, quando os aparelhos com Windows Phone representarão 6,6% do mercado de smartphones, em contraste aos 1,8% que representavam no ano passado de acordo com dados do IDC. Em 2016 a Microsoft terá uma participação de mercado de 14,2%, atrás da Apple com 21,2% e do Android com 58,6%, prevê o IDC.

Para conseguir este crescimento é fundamental atrair um grande número de desenvolvedores de apps. Segundo a Microsoft, já existem 120 mil apps escritas para o Windows Phone 7.5 em sua loja, e elas são compatíveis com o Windows Phone 8. Nesta terça-feira a Microsoft irá lançar um kit de desenvolvimento de software (SDK) para a nova plataforma, disponível gratuitamente a todos os desenvolvedores interessados.

Fontes e Direitos Autorais: Martyn Williams, IDG News Service e Rafael Rigues, PCWorld Brasil – 29-10-2012.

Anúncios

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulações e Reconhecimentos: Microsoft MVP, MCC, MSTC e MIE.
Esse post foi publicado em Dispositivos Móveis, Diversos, Inovações, Internet, Jogos, Mundo SQL Server, Notícias, Telecomunicações, Telefonia, TI Verde, Windows, Windows Phone e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Microsoft lança o Windows Phone 8

  1. this blog is definitely an example of a huge help for me since i am just starting a blog myself. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Curtir

  2. you are a great writer, i hope someday i will write as well as you do. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s