Regras de velocidade da internet valem a partir de hoje

São Paulo – As novas regras de qualidade para a internet banda larga fixa, estabelecidas pela Anatel, começam a valer a partir de hoje (01/11) em todo o país.

Pelo regulamento, aprovado no ano passado, as operadoras de telecomunicações com mais de 50 mil usuários deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da contratada.

Pela determinação, essa média mensal deverá aumentar gradualmente a cada ano, sendo estabelecida em 70% para 2013 e 80% em 2014.

[Teste a velocidade da sua conexão]

Além disso, a partir de hoje, a velocidade instantânea da conexão, aquela verificada no mesmo dia, não deverá ser menor do que 20% do contratado, em pelo menos 95% das medições. O percentual também aumentará gradativamente para 30% em 2013 e 40% em 2014.

Atualmente, as empresas são obrigadas a entregar apenas 10% do adquirido pelo cliente. As operadoras que serão avaliadas são: NET, Oi, Vivo, GVT, CTBC, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.

A medida da Anatel ocorreu pouco depois de a agência ter bloqueado durante 11 dias as vendas de TIM, Oi e Claro em diversos Estados por conta de qualidade considerada insatisfatória de serviços.

A agência, no entanto, ainda não detalhou como será a medição e fiscalização dos serviços de internet banda larga móvel.

Medição – A medição da velocidade dos serviços de internet fixa será realizada por voluntários selecionados pela Anatel, que recebeu mais de 32 mil inscrições de interessados em colaborar com a agência.

Na última segunda-feira, 29, a Anatel iniciou o envio dos aparelhos de medição aos 12 mil voluntários selecionados localizados nos estados de Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Espirito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Os dados coletados com as medições serão divulgados mensalmente pela Anatel e serão utilizados pela agência para criar novas medidas para a contínua melhoria dos serviços de internet no país e avaliar se as empresas estão cumprindo as metas.

Caso as metas sejam descumpridas, a Anatel poderá estabelecer prazos para que as operadoras resolvam o problema, ou para a aplicação de multas e até mesmo a proibição de novas vendas.

Ainda há vagas para voluntários em todos os estados do país. Os interessados devem se cadastrar no site Brasil Banda Larga e seguir as etapas para a inscrição. Segundo a Anatel, anualmente a agência irá promover a renovação de 25% dos voluntários.

Fontes e Direitos Autorais: , de INFO Online • Quinta-feira, 01 de novembro de 2012 – 11h51.

Anúncios

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulações e Reconhecimentos: Microsoft MVP, MCC, MSTC e MIE.
Esse post foi publicado em Dispositivos Móveis, Diversos, Governo, Inovações, Internet, Notícias, Segurança, Telecomunicações, Telefonia. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Regras de velocidade da internet valem a partir de hoje

  1. thank you, you have gained a new fan, these texts you post here are very useful to me. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Curtir

  2. gold price disse:

    Os selecionados pela EAQ não terão qualquer ônus para instalação dos equipamentos e também não serão remunerados. Os voluntários receberão um aparelho batizado de whitebox, que fará a medição ao ser conectado ao modem/roteador de cada residência ou empresa. A aferição nos equipamentos instalados nos computadores será diária e ininterrupta. O equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário.

    Curtir

  3. excellent article. very interesting to read. i really love to read such a nice article. thanks! keep rocking. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s