Por dia, hackers roubam 1TB de dados dos EUA

São Paulo – Segundo um estudo da Team Cymru, um grupo hacker com mais de 500 servidores rouba 1TB de dados de empresas, exército e universidades dos Estados Unidos.

O grupo, baseado fora do território norte-americano, seria tão sofisticado que pode ser patrocinado por um governo, afirmou o CEO da Team Cymru, Steve Santorelli, ao The Verge. De acordo com a reportagem, especialistas culpam o governo chinês pelos ataques recentes.

Um relatório da empresa Mandiant associou vários ataques a empresas norte-americanas ao Exército de Libertação Popular, força militar do partido comunista chinês. O governo chinês negou fortemente as acusações de espionagem e os ataques.

Os dados apresentados pela Mandiant marcam um período de grande inquietação e violação de dados. Facebook e Apple afirmaram que seus sistemas foram invadidos por causa deuma falha identificada no plug-in Java. Os jornais The New York Times e Wall Street Journal revelaram que o governo chinês acessou suas redes para espionar jornalistas.

As informações dividem a suspeita. Na última semana, relatos apontam envolvimento do governo iraniano e uma reportagem da Bloomberg aponta que os ataques, especialmente os direcionados a empresas, seriam originados no leste europeu.

Troca de acusações

A China revelou nesta quinta-feira, que sites de seu ministério da Defesa e outros serviços sofreram uma média de 144 mil ataques ao mês em 2012. A origem desses ataques seriam os Estados Unidos, indicou o porta-voz Geng Yansheng.

Independente da origem dos ataques ou veracidade das informações, o governo norte-americano enfrenta uma forte campanha sobre a legislação de cibersegurança. Janet Napolitano, diretor de Segurança Interna (Homeland Security), afirmou que o 11 de setembro cibernético é “iminente”.

Fontes e Direitos Autorais: 

, de INFO Online

• Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013 – 12h31.

Anúncios

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulações e Reconhecimentos: Microsoft MVP, MCC, MSTC e MIE.
Esse post foi publicado em Dispositivos Móveis, Diversos, Governo, Internet, Notícias, Segurança, Telecomunicações, Telefonia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s