Fifa licencia 4º tecnologia da linha do gol

São Paulo – A Fifa anunciou nesta sexta-feira que licenciou um quarto sistema tecnológico que serve para auxiliar a arbitragem na detecção de que a bola ultrapassou a linha do gol.

A empresa alemã GoalControl GmbH, com sede na cidade de Würselen, recebeu a licença da entidade para a utilização da tecnologia chamada de GoalControl-4D.

Desta forma, este sistema se junta ao Cairos – confirmado como licenciado na última segunda-feira -, ao Hawk-Eye e ao GoalRef como projetos oficialmente aprovados pela Fifa, sendo que os dois últimos já foram utilizados em dezembro passado, no Japão, no Mundial de Clubes conquistado pelo Corinthians.

O GoalControl-4D funciona por meio de 14 câmeras de alta velocidade dispostas pelo campo e direcionadas para cada uma das metas, sendo que a posição da bola é registrada de forma tridimensional, assim como as proximidades da linha do gol. E, quando a mesma ultrapassa completamente a linha, um sinal codificado é enviado em menos de um segundo para o relógio receptor do árbitro. Este sistema funciona com traves e bolas normais, respectivamente sem sensores ou chips instalados.

Este novo método tecnológico aprovado pela Fifa passou por testes no mês passado, na Düsseldorfer Esprit-Arena e na Veltins-Arena de Gelsenkirchen, e assim participará do processo de escolha do sistema que será utilizado na Copas das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014. A entidade anunciou que pretende escolher o vencedor desta disputa em abril.

A tecnologia chamada de Cairos, também criada por uma empresa alemã, é um sistema que utiliza a tecnologia de campo magnético para detectar se a bola ultrapassou a linha do gol.

O sistema GoalRef opera através de dez sensores colocados nas traves e os mesmos permitem que avisos sonoros sejam emitidos ao juiz no caso de a bola atravessar a linha da meta.

Já o Hawk-Eye trabalha nos moldes do sistema já implementado no tênis profissional, popularmente chamado de “tira-teima”. Ele funciona através do uso de câmeras de alta velocidade e sensores de monitoração da bola, sendo que percorre quadro a quadro as imagens coletadas, mapeando em três dimensões a bola e montando uma simulação em 3D para exibir para o público em caso de um lance duvidoso.

Fontes e Direitos Autorais: 

• Sexta-feira, 01 de março de 2013 – 11h07.

Anúncios

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s