Brasileiros com mais de 50 anos têm maior crescimento no acesso a internet

O total de brasileiros com mais de 50 anos que utilizam a internet disparou nos últimos anos. O crescimento foi de 222% entre 2005 e 2011.

No mesmo período, a elevação entre jovens com idade entre 20 e 24 anos foi de 99%. Já a elevação entre toda a população com mais de 10 anos ficou em 144%.

Acesso a internet no Brasil cresce, mas 53% da população ainda não usa a rede
Mais de 30% dos brasileiros não tinham celular de uso pessoal em 2011, diz IBGE

O estudo, feito com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), foi divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Editoria de Arte/Folhapress

Os entrevistados foram questionados se tinham acessado a internet nos três meses que antecederam o levantamento.

A pensionista Alzira Augusto Araújo, 71, faz parte desse contingente de pessoas mais velhas que passaram a acessar a rede. O motivo: queria estar mais próxima da família. Após resistir por anos, a decisão de encarar o computador ocorreu há dois anos, logo depois de o marido falecer.

“Consigo acompanhar o que meus filhos e netos estão fazendo, trocamos mensagens. É muito bom, uma companhia”, conta ela.

Foi por meio da rede que ela retomou o contato com uma irmã, que não via há nove anos após um desentendimento. “Procurei ela no Facebook e quando vi as fotos dela, me deu muita saudade”, afirma. Logo depois, a filha de Alzira intermediou a reaproximação das duas. “Hoje falamos muito pela internet.”

Os conhecimentos de Alzira do computador ainda são poucos, ainda restritos às redes sociais. “Quero aprender mais, a usar o e-mail, por exemplo”, diz.

MENOS INSERIDOS

A maior inserção dessa faixa da população ocorre conforme cresce o uso da tecnologia. “Há cada vez mais a necessidade de se utilizar a internet, seja para fazer a declaração do Imposto de Renda ou mesmo para acessar os serviços bancários”, afirma o coordenador de pesquisa do IBGE, Cimar Azeredo.

Apesar do forte crescimento, o percentual de pessoas nessa faixa etária que acessaram a internet ainda é de 18,4%. Os mais inseridos são os jovens, de 15 a 17 anos (74,1%).

Fontes e Direitos Autorais: Folha.com – Mercado – 16/05/2013 – 12h33 – MARIANA SALLOWICZ.

Anúncios

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulações e Reconhecimentos: Microsoft MVP, MCC, MSTC e MIE.
Esse post foi publicado em Descoberta, Dispositivos Móveis, Diversos, Enquete e Pesquisas...., Internet, Notícias, Telecomunicações e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s