Microsoft lançará Xbox para ganhar mercado

A Microsoft aposta no lançamento para ganhar uma fatia maior na indústria de games

São Francisco/Seattle – A Microsoft se prepara para causar impacto esta semana com o lançamento da aguardada nova geração do console de videogames Xbox, oito anos após a chegada da última versão do aparelho.

 

A companhia busca uma fatia maior na indústria de jogos, que movimenta 65 bilhões de dólares por ano, mas o dispositivo enfrentará grande concorrência do PlayStation 4, da Sony, e do Wii U, da Nintendo, em um mercado que está em transformação.

Os fãs estão se voltando para jogos online, o tem sugerido que os dias de glória dos games em consoles estão para acabar, ao mesmo tempo em que Microsoft quer que o seu novo e elegante brinquedo finalmente ocupe o centro do entretenimento da família.

 

“Os jogadores estão muito ansiosos por uma nova máquina, mas a diferença entre 2005 e agora é que os riscos são muito maiores”, disse o editor-executivo de entretenimento do site IGN.com, Ryan McCaffrey, comentando o lançamento da última versão do Xbox.

 

“Toda a experiência Xbox da Microsoft era para ser a peça central da sala de estar.” Tendo em vista essa meta, os observadores da indústria estão esperando uma série de melhorias no novo Xbox, quando a Microsoft lançar o produto em sua sede, em Redmond, Washington, na terça-feira.

 

A expectativa é que o aparelho traga uma maior integração com a televisão e conexões com dispositivos móveis de conteúdo, até mesmo exclusivo.

 

Consoles de videogames ainda abocanham a maior parte do mercado de jogos — cerca de 42% dos 65 bilhões de dólares, segundo a Microsoft. Mas ganham terreno rapidamente os jogos em smartphones e tablets, num desdobramento das redes sociais.

 

Vendas de consoles entraram em declínio durante os últimos quatro anos, principalmente por causa do envelhecimento dos aparelhos. O Nintendo Wii U, lançado em novembro, vendeu apenas 3,45 milhões de unidades até o final de março, bem abaixo da previsão inicial da empresa de 5,5 milhões. Enquanto isso, as expectativas de vendas do PS4 da Sony são baixas.

 

Lewis Ward, analista da empresa de pesquisa de mercado de tecnologia International Data Corp, calcula que cerca de 250 milhões de Xbox 360, PlayStation 3 e Nintendo Wii foram vendidas entre 2005 e 2012.

 

“Eu acho que os consoles como uma categoria de produto podem ter atingido o pico e a próxima geração de dispositivos não chegará a esses totais (de venda)”, comentou.

 

O Xbox em si não é um item financeiro fundamental para a Microsoft. A unidade de dispositivos de entretenimento deve alcançar 10 bilhões de dólares em vendas pela primeira vez este ano, mas isso é metade das vendas da área responsável pelo Windows, e muito menos rentável, com média de menos de 15% de margem de lucro, em comparação com 60% ou mais para Windows ou Office.

 

Entretanto, o Xbox ainda é uma arma importante na estratégia da Microsoft contra Google, Apple, Amazon.com e outras grandes empresas que tentam se tornar peça central na vida dos consumidores. “Este novo Xbox tem uma importância enorme para a Microsoft. É peça de uma guerra maior que a empresa está travando. Eles querem estar totalmente integrados ao consumidor, seja na sala de estar, seja por meio de aparelhos móveis”, disse P.J. McNealy, presidente da Digital World Research.

 

Enquanto isso, McCaffrey, da IGN.com, afirmou: “Eles vão tentar capturar público casual com entretenimento enquanto por outro lado tentarão manter os jogadores interessados.”

 

“Eles querem que o console fique ligado o tempo inteiro, seja uma mãe assistindo a um vídeo, o filho jogando videogame e o pai vendo o jogo de beisebol, este é o objetivo deles.”
Fontes e Direitos Autorais:  .

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove - Campus São Roque. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Cursando Mestrado em Ciências da Computação - UFSCar - Campus - Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, para versões: 2000, 2005, 2008, 2008 R2, 2012 e 2014. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s