Até 2015, 4,4 milhões de empregos serão criados na área de TI

Cassio Dreyfus, da Gartner, em palestra realizada durante Ciab Febraban

São Paulo – Em palestra realizada durante o Ciab Febraban, Donald Feinberg, analista do instituto de pesquisas Gartner, afirmou que mais de 4,4 milhões de empregos relacionados à área de TI serão criados até 2015 em todo o mundo. Entre essas vagas, as empresas buscarão profissionais capazes de trabalhar com serviços específicos de Big Data.

 

Segundo Feinberg, a busca por soluções em tecnologia da informação será cada vez mais requisitada pelos executivos das companhias. “Os empresários voltarão suas atenções para a computação em nuvem, serviços móveis e expansão de ferramentas digitais capazes de dinamizar os negócios.”

Até 2015, o Gartner projeta que 25% das empresas de todo o mundo contarão com um CIO, responsável por chefiar o fluxo de informações estratégicas digitais das companhias. “Esses empresários serão responsáeis em procurar profissionais com habilidades específicas, especialmente em big data”, disse Feinberg.

 

No entanto, o analista indicou que, dos 4,4 milhões de empregos que serão gerados, apenas um terço deles deverão ser efetivamente ocupados. “Não há mão de obra sufcientemente especializada hoje em dia, o sistema educacional de todo o mundo tem falhado em formar profissionais capazes de trabalhar e desenvolver esses novos serviços requisitados pelas empresas.”

 

Cassio Dreyfus, vice-presidente do Gartner no Brasil, também participou da palestra que apontou algumas tendências do mercado de TI. O executivo destacou a preocupação das empresas com segurança digital. A instituição indica que, até 2016, cerca de 90 bilhões de dólares serão investidos em  proteção de informações.

 

Outro ponto destacado por Dreyfus diz respeito ao futuro dos empregos. “Viveremos uma economia baseada na informação. Por isso, serão criados novos empregos e as empresas precisam começar a procurar desde já esses futuros talentos.”

Fontes e Direitos Autorais: 

, de INFO Online 

• Quarta-feira, 12 de junho de 2013 – 21h01.

Anúncios

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s