Mitos e verdades sobre Windows; tire suas dúvidas

O Windows, sistema operacional desenvolvido pela Microsoft e o mais popular do mundo em computadores, costuma despertar algumas dúvidas comuns entre os usuários, como a questão da segurança e o desempenho. Para sanar esses e outros questionamentos, o TechTudo preparou um artigo especial com um compilado das dúvidas mais frequentes. Confira:

Windows 8 (Foto: Divulgação)Windows 8 (Foto: Divulgação)

O Windows é um sistema operacional mais vulnerável a vírus que outros?

O que acontece, na verdade, é que o Windows é a plataforma com maior número de usuários, portanto é o sistema mais visado pelos crackers. Outro detalhe é que grande parte dos ataques exploram brechas de softwares que estão instalados no sistema, como o Adobe Reader, Flash, Java, dentre outros. Por esse motivo, de nada adianta um antivírus caro e sempre com a última vacina se os programas não estão atualizados.

Qual o risco com a instalação de uma versão pirata do Windows?

Além de passar vergonha em público com os alertas do WGA, uma instalação pirata do Windows não conta com o suporte da Microsoft e alguns softwares exclusivos para sistema original, como o Security Essentials. O sistema continua recebendo atualizações críticas de segurança, entretanto, alguns updates não podem ser instalados por usuários de versões pirata. Além disso, é bom lembrar, pirataria é crime.

É possível instalar duas versões do Windows em um mesmo computador?

Sim. Basta criar duas partições no HD e instalar uma versão do Windows em cada unidade. No entanto, ao fazer isso, deve-se respeitar a ordem cronológica dos sistemas, ou seja, instalar a versão mais antiga do sistema operacional primeiro. Dessa forma, a edição mais atual do sistema consegue detectar a anterior e adiciona um menu que permite escolher qual Windows iniciar assim que o computador é ligado.

Dual boot entre Windows e Linux (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Dual boot entre Windows e Linux (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

As versões mais recentes do Windows rodam programas para versões mais antigas?

Sim. O Windows é um sistema extremamente compatível com aplicações legadas. Na maioria dos casos, basta instalar o programa normalmente e executá-lo. Em situações mais específicas, o modo de compatibilidade pode resolver o problema. Saiba mais sobre os recursos de compatibilidade do Windows.

O Windows é um bom sistema operacional para jogos? Qual versão é a melhor para este fim?

Sim, é o melhor sistema para jogos, pois possui uma infinidade de títulos exclusivos e continua sendo o sistema mais focado pelas desenvolvedoras. Quanto a melhor versão, depende do hardware do computador. Se seu PC é antigo e não roda os jogos atuais, o Windows XP é o mais indicado por ser leve e estável. Por outro lado, se você possui uma placa de vídeo de última geração compatível com a versão mais recente do DirectX, os gráficos dos jogos ficarão melhor no Windows 8.

Por que o Windows vai caindo o desempenho com o passar do tempo?

CCleaner é uma ferramenta essencial para quem quer manter a saúde do computador em dia  (Foto: Reprodução/Paulo Higa)CCleaner é uma ferramenta essencial para quem quer manter a saúde do computador em dia (Foto: Reprodução/Paulo Higa)

Principalmente devido a instalação de programas, que adicionam entradas desnecessárias à inicialização do Windows. Entretanto, não basta apenas desinstalar os aplicativos que você não usa. Ao fazer isso, é importante utilizar um programa como o Ccleaner para remover os arquivos temporários e entradas desnecessárias no registro deixados pelos programas que foram desinstalados (saiba mais). Na teoria, desfragmentar o HD também pode ajudar, mas na prática o resultado pode não ser visível.

É possível bloquear a instalação e execução de programas no PC?

Sim. Para isso, basta criar uma conta de usuário sem privilégios administrativos e definir uma senha para a conta principal. Para mais detalhes, acesse esse tutorial.

Existe uma ferramenta de correção automática de erros no Windows 8?

Sim. Essa ferramenta é acionada automaticamente durante o boot quando o Windows não pode ser iniciado corretamente ou quando ocorre o desligamento forçado, como uma queda de energia ou tela azul por exemplo. Caso queira acessá-la, siga esse tutorial e, no sexto passo, clique em “Reparo Automático”.

Inicialização avançada do Windows 8  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Inicialização avançada do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Fontes e Direitos Autorais:  Helito Bijora Para o TechTudo.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove - Campus São Roque. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Cursando Mestrado em Ciências da Computação - UFSCar - Campus - Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, para versões: 2000, 2005, 2008, 2008 R2, 2012 e 2014. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s