Microsoft libera Windows Blue para download

windows81_1

Após longa expectativa, a Microsoft enfim apresentou a primeira versão pública para testes do Windows 8.1, cujo codinome é Blue. A atualização no sistema operacional foi apresentada, hoje, por Steve Ballmer, CEO da Microsoft, durante a Build Conference, principal evento anual da Microsoft para desenvolvedores, que acontece esta semana em São Francisco, nos Estados Unidos.

A principal novidade do sistema é a volta do menu Iniciar, usado em diferentes versões do Windows até o Seven e excluído da primeira versão do Windows 8. Agora, o menu “Iniciar” envia o usuário para a Modern UI, a interface com os blocos ou “Live Tiles”, como prefere a Microsoft.

Segundo a Microsoft, o sistema operacional Blue ainda está em fase de testes, mas já bem perto de sua versão final. O download da atualização é gratuito para todos os usuário que já possuem uma licença de Windows 8. Quem usa qualquer outra versão do Windows, deve primeiro fazer update para o Windows 8 para, só depois, baixar a atualização Blue.

As mudanças reveladas hoje mostram que, apesar do recuo com o menu Iniciar, a Microsoft continuará apostando na interface Modern, também conhecida como Metro. A empresa claramente mantém a aposta de que o Windows será cada vez mais usado em máquinas com tela sensível ao toque e novas formas de interação.

Apesar disso, fica claro que a Microsoft fez concessões e desistiu de alguns comandos considerados “complexos” por seus usuários. Por exemplo, no Windows 8, o usuário tinha que pressionar o botão direito do mouse e clicar em um botão na barra de opções para acessar a lista de aplicativos. Agora, basta pressionar um botão virtual que está sempre presente no desktop, ou ainda, executar um gesto na tela sensível ao toque. A decisão não é nenhuma surpresa, como fica claro na declaração do vice presidente Tami Reller, durante um evento anterior em Boston: “Nós nos sentimos muito bem quanto a direção que tomamos com o Windows 8”.

Veja abaixo três perguntas comuns que recebemos de nossos leitores nas últimas semanas;

Quais serão as versões do Blue? Serão as mesmas do Windows 8, ou seja, Windows 8.1 Single Language, Windows 8.1 Pro, Windows 8.1 Enteprise e Windows 8.1 RT.

O que eu preciso para instalar o Windows 8.1? O único pré-requisito para quem já tem o Windows 8 instalado é ter 4 GB de espaço livre em disco. Quem usa netbooks com 32 ou 64 GB de armazenamento poderá encontrar dificuldades para instalar o Blue, já que o sistema ocupará quase que a totalidade do espaço disponível…

Devo instalar esta versão de avaliação? A atualização não é obrigatória e só vale a pena para desenvolvedores ou early adopters, que adoram testar novas tecnologias na frente dos demais usuários.  Já os usuários que não querem ter trabalho à toa, podem aguardar a versão oficial que chega até o final deste ano.

A Microsoft já tem um guia oficial em PDF do Windows 8.1, que você pode baixar por aqui.

Baixe o Windows 8.1 Preview pelo Downloads INFO. (por enquanto, apenas na Loja do sistema).

Fontes e Direitos Autorais: Info – Download da Hora – quarta-feira, 26 de junho de 2013 – 13:17.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove - Campus São Roque. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Cursando Mestrado em Ciências da Computação - UFSCar - Campus - Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, para versões: 2000, 2005, 2008, 2008 R2, 2012 e 2014. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s