Microsoft libera Windows Blue para download

windows81_1

Após longa expectativa, a Microsoft enfim apresentou a primeira versão pública para testes do Windows 8.1, cujo codinome é Blue. A atualização no sistema operacional foi apresentada, hoje, por Steve Ballmer, CEO da Microsoft, durante a Build Conference, principal evento anual da Microsoft para desenvolvedores, que acontece esta semana em São Francisco, nos Estados Unidos.

A principal novidade do sistema é a volta do menu Iniciar, usado em diferentes versões do Windows até o Seven e excluído da primeira versão do Windows 8. Agora, o menu “Iniciar” envia o usuário para a Modern UI, a interface com os blocos ou “Live Tiles”, como prefere a Microsoft.

Segundo a Microsoft, o sistema operacional Blue ainda está em fase de testes, mas já bem perto de sua versão final. O download da atualização é gratuito para todos os usuário que já possuem uma licença de Windows 8. Quem usa qualquer outra versão do Windows, deve primeiro fazer update para o Windows 8 para, só depois, baixar a atualização Blue.

As mudanças reveladas hoje mostram que, apesar do recuo com o menu Iniciar, a Microsoft continuará apostando na interface Modern, também conhecida como Metro. A empresa claramente mantém a aposta de que o Windows será cada vez mais usado em máquinas com tela sensível ao toque e novas formas de interação.

Apesar disso, fica claro que a Microsoft fez concessões e desistiu de alguns comandos considerados “complexos” por seus usuários. Por exemplo, no Windows 8, o usuário tinha que pressionar o botão direito do mouse e clicar em um botão na barra de opções para acessar a lista de aplicativos. Agora, basta pressionar um botão virtual que está sempre presente no desktop, ou ainda, executar um gesto na tela sensível ao toque. A decisão não é nenhuma surpresa, como fica claro na declaração do vice presidente Tami Reller, durante um evento anterior em Boston: “Nós nos sentimos muito bem quanto a direção que tomamos com o Windows 8”.

Veja abaixo três perguntas comuns que recebemos de nossos leitores nas últimas semanas;

Quais serão as versões do Blue? Serão as mesmas do Windows 8, ou seja, Windows 8.1 Single Language, Windows 8.1 Pro, Windows 8.1 Enteprise e Windows 8.1 RT.

O que eu preciso para instalar o Windows 8.1? O único pré-requisito para quem já tem o Windows 8 instalado é ter 4 GB de espaço livre em disco. Quem usa netbooks com 32 ou 64 GB de armazenamento poderá encontrar dificuldades para instalar o Blue, já que o sistema ocupará quase que a totalidade do espaço disponível…

Devo instalar esta versão de avaliação? A atualização não é obrigatória e só vale a pena para desenvolvedores ou early adopters, que adoram testar novas tecnologias na frente dos demais usuários.  Já os usuários que não querem ter trabalho à toa, podem aguardar a versão oficial que chega até o final deste ano.

A Microsoft já tem um guia oficial em PDF do Windows 8.1, que você pode baixar por aqui.

Baixe o Windows 8.1 Preview pelo Downloads INFO. (por enquanto, apenas na Loja do sistema).

Fontes e Direitos Autorais: Info – Download da Hora – quarta-feira, 26 de junho de 2013 – 13:17.