Windows 8.1 inova em comunicação sem fio e segurança

conexoes_2

Os engenheiros da Microsoft não fizeram só modificações estéticas no sistema. O Windows 8.1 introduz recursos que melhoram o compartilhamento de mídia via rede e mecanismos para tornar o sistema mais seguro sem afetar a usabilidade.

Miracast e tethering

O sistema operacional da Microsoft tem suporte nativo à tecnologia Wi-Fi Direct. A princípio, este recurso pode ser usado para espelhar a tela do seu PC ou tablet com outro aparelho compatível, como uma TV (Miracast), ou enviar documentos para uma impressora. A rede 3G ou 4G agora pode ser compartilhada como um ponto de acesso Wi-Fi (exige hardware compatível), semelhante ao recurso de Tethering presente em smartphones.

Tablets que possuem NFC podem utilizar o chip de comunicação por proximidade para facilitar o pareamento entre dispositivos pela rede Wi-Fi (Tap to pair). Em um futuro próximo, será possível parear com uma impressora com este recurso.

Leitor biométrico inteligente e criptografia

O sistema Windows 8.1 facilitou a autenticação de aplicações que requerem acesso a uma VPN. Se uma VPN já estiver configurada para acessar a intranet da uma empresa, basta que o usuário confirme o acesso direto no aplicativo.
O Windows Defender, software de segurança, passou a analisar padrões de uso da rede, procurando detectar atividades suspeitas. Ele implementa um recurso de análise remota de integridade. O Internet Explorer 11 também ganhou mais salvaguardas, como a filtragem de ActiveX.

A Microsoft trabalha para tornar todos os sistemas criptografados por padrão com o chip de segurança TPM (Trusted Plataform Module). Além disto, o sistema inclui melhorias de implementação de autenticação para que os fornecedores de hardware implementem leitores biométricos inteligentes. Estes novos sensores podem combinar métodos de leituras tradicionais com detecção de parâmetros como umidade e temperatura do dedo.

Segundo Chris Hallum, Gerente de Produtos Senior, a ideia da empresa é possibilitar a compra com um toque de aplicativos ou conteúdo na lojas Windows Store, Xbox Music e Xbox Video.

A versão Enteprise do sistema oferece mais opções de customização e controle para gerenciar o aparelho. Tem suporte a bitlocker. Pode apagar arquivos remotamente (recurso denominado Selective Wipe) e tem suporte nativo à Open Mobile Alliance Device Management.

Fontes e Direitos Autorais: Info – Download da Hora – quarta-feira, 26 de junho de 2013 – 13:17,