Windows terá um rápido ciclo de atualizações, diz Ballmer

Windows 8.1
Steve Ballmer, CEO da Microsoft, apresenta alguns dispositivos durante lançamento do Windows 8.1

São Paulo – Durante a conferência anual de desenvolvedores, Microsoft Build, a empresa anunciou a versão 8.1 do sistema operacional Windows e afirmou mudar sua visão estratégica em relação à plataforma.

Segundo o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, a mudança será vista na rápida inovação e modificações na programação de lançamento de produtos.

“Nós estamos transitando de uma empresa de software para uma empresa que produz software, dispositivos e serviços”, disse Ballmer. “E a única forma de realizarmos isso é adotar uma cadência rápida na liberação de produtos. Isto é fundamental para nós e o que devemos fazer para mobilizar nossos parceiros e ecossistema”.

[Galeria: O que muda no Windows 8.1]

A notícia interessa especialmente aos desenvolvedores e para a própria Microsoft. O ciclo de atualizações da empresa a cada três anos pode ter sido uma boa estratégia, principalmente para realizar contratos corporativos. Mas atualmente, com concorrentes como Apple e Google trazendo novos formatos de update, a mudança pode agregar novos valores à Microsoft.

Telas touch – Além das mudanças no ciclo de atualizações, Ballmer também comentou sobre o uso do Windows 8 em telas sensíveis ao toque. Para o CEO, a integração entre o sistema e os dispositivos fez crescer o lançamento de aparelhos com tela sensível ao toque, os mais indicados para trabalharem com a interface do Windows 8.

“O PC, o dispositivo Windows de hoje, não se parece mais com aquele PC de 5 anos atrás”, disse Ballmer. “Neste curto período de 7 meses desde que lançamos o Windows 8 que percebemos a mudança e vimos uma explosão de aparelhos desenvolvidos com o Windows dentro”.

De acordo com Ballmer, uma nova leva de tablets com tela reduzida (menores que 10 polegadas) chegará às lojas nos próximos meses, já com a nova versão Windows 8.1.

“Veremos a proliferação de pequenos tablets rodando Windows”, afirmou Ballmer. Esses dispositivos também virão com uma cópia gratuita do pacote Office Home and Student 2013.

Fontes e Direitos Autorais: 

• quarta, 26 de junho de 2013 – 14h45.