Crie blocos mais bonitos na Tela Iniciar do Windows 8 com o OblyTile

Utilitário cria belos Blocos Dinâmicos para os programas “clássicos”, deixando a sua tela Iniciar muito mais consistente e bonita

Um dos principais destaques do Windows 8 é a sua nova Tela Iniciar, com seus coloridos e atraentes blocos dinâmicos (Live Tiles). Mas um dos pontos negativos é que quando você instala um programa “clássico”, que não foi feito pensando no Windows 8, seu bloco na Tela Iniciar geralmente é horrível. O Oblytile é um utilitário pequeno e gratuito que permite gerar blocos mais atraentes. E mesmo que você odeie os blocos, pode gostar do que o OblyTile pode fazer no desktop.

Os blocos dos programas “clássicos” são estranhos porque o Windows usa como base o ícone padrão do executável obtido na pasta onde o programa foi instalado. Estes ícones foram feitos pensando no desktop, e não são otimizados para a Tela Iniciar do Windows 8. Geralmente são pequenos demais, tem resolução baixa demais ou ambos. A chave é conseguir um ícone grande o suficiente, e com resolução o suficiente, para se destacar na Tela Iniciar.

O OblyTile não precisa ser instalado, basta descompactar o arquivo baixado no local de sua preferência. A interface é simples, basta preencher os campos indicando o nome do bloco, o programa que ele irá abrir, a imagem que será usada como ícone, uma cor de fundo e outra para o texto e então clicar em “Create Tile” para colocar o novo bloco dinâmico na Tela Iniciar.

oblytile_geral-435px.jpg
OblyTile: gratuito e fácil de usar

Você pode indicar manualmente o caminho até o programa para o qual quer gerar um bloco, ou usar o painel “Manager”, que gera uma lista de todos os programas instalados. O Manager também pode listar os atalhos já existentes e oferece a possibilidade de converter estes atalhos em blocos. Embora o OblyTile seja capaz de gerar os blocos para você, ele não lhe dá os ícones. Recomendo uma visita a sites como o Icon Archive, onde você pode baixar ícones de alta qualidade gratuitamente.

Se quiser, é possível colocar atalhos para os aplicativos nativos do Windows 8 (como o Mail, SkyDrive, Bing, etc) no desktop. É um recurso útil para quem quer usar estes programas mas odeia o conceito de blocos na Tela Iniciar.

oblytile_antes_depois-600px.jpg
Antes e depois: note os blocos de Angry Brids à esquerda e à direita

Este app é algo que a Microsoft deveria oferecer aos usuários por padrão se quiser que eles usem a Tela Iniciar extensivamente, especialmente neste período de transição entre o desktop e a “Interface Moderna”. Em meia hora com o OblyTile transformei minha Tela Iniciar em algo muito mais atraente, e provavelmente agora estarei mais disposto a usá-la. Steve Ballmer, você está ouvindo?

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove - Campus São Roque. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Cursando Mestrado em Ciências da Computação - UFSCar - Campus - Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, para versões: 2000, 2005, 2008, 2008 R2, 2012 e 2014. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s