Modifique um disco do Windows para instalar qualquer edição do sistema

Utilitário gratuito permite criar um disco “universal” capaz de instalar qualquer edição do Windows, desde que você tenha uma chave de licença correspondente.

É uma situação comum: você precisa reinstalar o Windows em seu computador mas não encontra mais o disco de restauração do sistema que veio com ele. Ou ele sequer veio com o disco, já que muitos fabricantes não os incluem com suas máquinas para cortar custos, e em muitos casos uma parte dos novos PCs (como muitos Ultrabooks) sequer tem um drive óptico. Você encontra um amigo que tem um DVD, mas de uma versão diferente da que veio em sua máquina. E agora?

Há uma forma de contornar o problema: tudo o que você precisa é de uma “imagem ISO” de um disco de instalação do Windows (basicamente uma cópia de todo o conteúdo do disco em apenas um arquivo) e de um utilitário gratuito chamado Ei.cfg Removal Utility.

Deixe-me explicar: os discos de instalação do Windows 7 e Windows 8 são específicos para cada “edição” do sistema, e tem que corresponder à chave de produto que está sendo usada. É por isso que você não pode usar um disco do Windows 7 Home Premium para instalar o Windows 7 Professional, mesmo que tenha uma chave válida para a versão Professional.

Mas os discos na verdade contém todos os arquivos necessários para instalar qualquer edição do Windows. Quem estabelece restrições e diz “este é um disco Home” ou “este é um disco Pro” é o arquivo Ei.cfg. É aqui que entra o utilitário que mencionamos, que desabilita este arquivo dentro da ISO e na prática cria um “disco universal” de instalação do Windows. A edição que será instalada será determinada pela chave que você usar. Home se você usar uma chave da versão Home, Professional se usar uma chave Professional, e por aí vai.

O processo funciona mais ou menos assim: use um utilitário como o ImgBurn para gerar uma imagem ISO de um disco de instalação do Windows (opção Create Image File from Disk ou Criar imagem a partir de um disco na janela principal). Depois rode o Ei.cfg Removal Utility e indique o arquivo ISO que você criou no passo anterior. Por fim use um utilitário como o Windows 7 USB/DVD Download Tool, da própria Microsoft, para criar um pendrve “bootável” a partir da ISO, que poderá ser usado para instalar o sistema em qualquer PC.

win7universal_selecao-435px.jpg
Com um disco “universal”, você escolhe qual versão do Windows instalar

Na hora da instalação basta dar boot no PC a partir deste pendrive, escolher a edição do Windows que você quer instalar, digitar sua chave de licença e pronto. Mas nem pense em usar este método para “descolar” um upgrade: não adianta escolher instalar o Windows 7 Ultimate se sua chave é da versão Home, o instalador não vai deixar.

E se você não tem um disco do Windows 7 à mão para gerar um arquivo ISO, ou não tem um drive óptico para isso, não se preocupe: neste site é possível encontrar links para download de imagens ISO oficiais do Windows 7 SP1 diretamente dos servidores da Microsoft. Não se trata de pirataria, elas são perfeitamente legais: para instalá-las você ainda precisará de uma chave de licença válida.

Fontes e Direitos Autorais: PCWorld Brasil.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove - Campus São Roque. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Cursando Mestrado em Ciências da Computação - UFSCar - Campus - Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, para versões: 2000, 2005, 2008, 2008 R2, 2012 e 2014. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s