Três ajustes legais no gerenciador de arquivos do Windows 8

Utilitário ganhou alguns recursos bastante interessantes na nova versão do Windows, mas ainda há algumas coisinhas que você pode mudar para deixá-lo ainda melhor.

A Microsoft pode ter “errado a mão” em algumas coisas no Windows 8, mas o Gerenciador de Arquivos (Windows Explorer) não é uma delas. Entre outras mudanças o aplicativo recebeu uma nova interface baseada no conceito da “Ribbon”, como no Office, o que torna muito mais fácil navegar entre seus arquivos e organizá-los.

Mas eu acho que, com alguns ajustes, as coisas podem ficar ainda melhores. Aqui estão três mudanças simples que você pode fazer para melhorar sua experiência no Windows Explorer.

1. Personalize a barra de Acesso Rápido: vê aqueles ícones pequenininhos no canto superior direito da janela do Explorer? Clique na setinha próxima a eles (à direita) para acessar uma lista de recursos adicionais que você pode habilitar e colocar ali. Mas por que colocar um ícone para a função Excluir se o Explorer já tem um botão para isso na Ribbon? Porque este aparece apenas quando você está vendo a aba Início da Ribbon, e o ícone na barra de Acesso Rápido estará sempre disponível.

2. Mostre todas as pastas: em um esforço para manter as coisas compactas, o Explorer mostra apenas uma lista abreviada de suas pastas no painel de navegação à esquerda da janela. Eu prefiro ver tudo de uma vez, e para fazer isso clique na aba Exibir na Ribbon, clique no ícone Painel de Navegação e marque a opção Mostrar todas as pastas.

win8explorer_acessorapido-600px.jpg
Você pode mudar quais atalhos são mostrados na Barra de Acesso Rápido

3. Veja melhor: notei que poucos usuários se importam em alterar o modo de exibição padrão dos arquivos e pastas no Explorer, embora isso possa ser muito útil. Felizmente o programa agora pode mostrar uma “prévia” de cada modo, recurso que pode ser útil na hora de escolher o melhor para você. Basta clicar na aba Exibir e parar o cursor do mouse sobre as várias opões na seção Layout. Se encontrar um modo que lhe agrade, basta um clique para selecioná-lo. Os ajustes são independentes para cada pasta, então você pode usar o modo Ícones Grandes numa pasta com fotos e Detalhes em outra com documentos.

E você, tem algum outro ajuste para deixar o Windows Explorer melhor? Compartilhe suas dicas com os outros leitores na área de comentários abaixo.

Fontes e Direitos Autorais: Rick Broida, PCWorld EUA.

 

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove - Campus São Roque. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Cursando Mestrado em Ciências da Computação - UFSCar - Campus - Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, para versões: 2000, 2005, 2008, 2008 R2, 2012 e 2014. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s