Supercomputador japonês simula atividade cerebral

Fujitsu KO supercomputador japonês Fujitsu K, que utilizou mais de 82 mil processadores para concluir a simulação

São Paulo – Quanta tecnologia é necessária para simular a atividade cerebral humana? Cientistas japoneses e alemães responderam essa questão com o auxílio do supercomputador japonês Fujitsu K, máquina capaz de realizar 10 quatrilhões de operações por segundo.  Após cerca de 40 minutos em operação, o equipamento conseguiu completar a reprodução de um segundo de atividade neurológica em tempo real.

De acordo com o site americano Cnet, a simulação envolveu 1,73 bilhão de células nervosas virtuais, conectadas a 10,4 trilhões de sinapses. Ao final da operação, que utilizou 82,944 mil processadores do supercomputador, foi consumido 1 petabyte de memória, equivalente a um quatrilhão de bytes.

Apesar dos números grandiosos, os pesquisadores estiveram longe de reproduzir a complexidade do cérebro humano.Estudos indicam que possuímos de 80 a 100 bilhões de células nervosas em nosso sistema neurológico.

De acordo com os pesquisadores, o projeto não teve a intenção de reproduzir a atividade cerebral real, já que as sinapses foram conectadas de maneira aleatória. Para os cientistas, o objetivo mais importante do trabalho era testar os limites da simulação tecnológica desenvolvida, além de avaliar a capacidade do supercomputador Fujitsu K.

Mesmo assim, a expectativa é que o máquinas ainda mais poderosas conseguirão refinar a atividade cerebral simulada. Até 2020, o ministério de Ciência do Japão planeja desenvolver um computador com o poder de processamento 100 vezes superior ao Fujitsu K.

Fontes e Direitos Autorais: , de INFO Online • quarta, 07 de agosto de 2013 – 12h25.

Anúncios

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulações e Reconhecimentos: Microsoft MVP, MCC, MSTC e MIE.
Esse post foi publicado em Ciência, Descoberta, Enquete e Pesquisas...., Governo, Hardware, Inovações, Notícias e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s