Vazamento da versão RTM do Windows 8.1 pode ter iniciado na China

A versão para fabricantes de PCs (RTM, ou release to manufacturers) do Windows 8.1, que a Microsoft anunciou estar pronta na última terça-feira (27/08), pode ter vazado para sites de compartilhamento de arquivos a partir da China, segundo vários posts e artigos em blogs de tecnologia.

A primeira versão do sistema operacional a aparecer no “mercado alternativo” foi uma edição para língua chinesa, daí a constatação de que pode ter saído daquele país, já que há uma enormidade de fabricantes de PCs instalados na região que receberam o Windows 8.1 RTM. Mas não demorou muito para que também cópias em língua inglesa começassem a circular nos sites de compartilhamento de arquivos

Vazamentos desse tipo ligados a programas da Microsoft são comuns e geralmente acontecem dias, até mesmo algumas horas após o anúncio de algum novo produto ou versão. A empresa vem tentando conter esses vazamentos avisando aos usuários que tais cópias não autorizadas podem conter programas maliciosos e vírus.

Nesse caso específico, no entanto, a Microsoft pode ter contribuído para acelerar o processo, já que tomou a decisão de não publicar o RTM na MSDN (Microsoft Developer Network) e na TechNet para que pudesse ser usado por desenvolvedores e profissionais de TI antes de colocar o produto disponível para o público em geral.

A decisão irritou os desenvolvedores já que em outras épocas os profissionais assinantes desses dois serviços podiam fazer download de versões RTM dos produtos pelo menos duas semanas depois dos fabricantes de computadores receberem o código, e várias semanas antes que o produto chegasse às mãos dos usuários finais nas lojas.

A justificativa da mudança de política, segundo a Microsoft, é a de que o código RTM não é ainda um produto completamente finalizado e que vai continuar a receber ajustes de eventuais bugs daqui até outubro e que, por isso, os assinantes da MSDN e da TechNet deveriam esperar como todo mundo até o lançamento oficial e trabalhar apenas com a versão preview do Windows 8.1, que foi liberada há dois meses.

Um desenvolvedor, identificado como “mirronelli” escreveu no blog da Microsoft seu protesto: “como um desenvolvedor pode entregar um aplicativo de qualidade se ele não vai conseguir testar o trabalho no produto final?”

O lançamento oficial do Windows 8.1 está programado para 17 de outubro nos Estados Unidos, aberto inicialmente para os usuários atuais do Windows 8 que poderão ter acesso ao update gratuito do produto direto de uma Windows Store. No dia 18 de outubro, equipamentos já rodando o Windows 8.1, bem como cópias de varejo do sistema operacional chegam às lojas e começam a ser vendidas. O preço da versão de varejo do Windows 8.1, para usuários do Windows XP, Vista ou Windows 7, ainda não foi revelado pela empresa.

Fontes e Direitos Autorais: Gregg Keizer – Computerworld – 30/08/2013 – 09h16 – Atualizada em 30/08/2013 – 09h17.

Anúncios

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes, bem como, Professor Titular na Fatec São Roque. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulações e Reconhecimentos: Microsoft MVP, MCC, MSTC e MIE.
Esse post foi publicado em Dispositivos Móveis, Diversos, Hardware, Inovações, Mundo SQL Server, Notícias, Telecomunicações, Telefonia, Windows, Windows Phone e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s