Atalho “Ctrl+Alt+Delete” foi um erro, diz Bill Gates

Bill Gates

São Paulo – O fundador da Microsoft, Bill Gates, admitiu que a criação do atalho “Ctrl+Alt+Delete” foi um erro. Décadas depois de criar o comando, Gates disse em público que a ideia foi péssima e colocou a culpa na IBM.

Embora a maioria dos usuários de Windows conheça o atalho apenas para acessar comandos de reinicialização ou o Gerenciador de Tarefas, o “Ctrl+Alt+Delete” tinha outro objetivo em sistemas mais antigos, como o NT 4.0, por exemplo. A combinação de teclas era usada antigamente para habilitar a tela de logon com segurança.

Durante uma entrevista para uma campanha de arrecadação de fundos da Universidade de Harvard, Gates foi questionado sobre quem teve a ideia de criar um atalho que exige o uso de três dedos. Gates afirmou que o mecanismo foi desenvolvido para evitar que outros aplicativos se passassem pela tela de logon e roubassem as credenciais do usuário.

A preocupação era válida, na época. Mas a combinação de teclas é realmente complicada, disse Gates. Seria mais fácil se fosse usado apenas um botão. Mas a IBM vetou a ideia e não quis dedicar um botão exclusivo no teclado para essa ação. “Foi um erro”, disse Gates arrancando risos da plateia.

Os questionamentos sobre o “Ctrl+Alt+Delete” são antigos. Um dos criadores desse atalho, David Bradley, da IBM, já tinha falado sobre o assunto. Afirmou que, apesar de ter inventado a combinação, foi Gates quem a popularizou.

Veja abaixo o vídeo (em inglês) em que Bill Gates comenta sobre o erro do atalho a partir dos 16 minutos:

Fontes e Direitos Autorais: 26/09/2013 10h57 – Atualizado em 26/09/2013 12h08

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove - Campus São Roque. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Cursando Mestrado em Ciências da Computação - UFSCar - Campus - Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, para versões: 2000, 2005, 2008, 2008 R2, 2012 e 2014. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s