Em pegadinha, artigo falso é publicado em 157 revistas científicas

Química

São Paulo – O quão séria é uma publicação de divulgação científica? O repórter John Bohannon acredita que existe pouco rigor na seleção das pesquisas noticiadas e arquitetou uma forma de denunciar isso. Escreveu um artigo falso que foi publicado em 157 revistas.

Em reportagem da revista Science, Bohannon afirma que muitas publicações científicas funcionam sob o modelo de acesso livre. Ao contrário de periódicos tradicionais, que cobram por assinaturas daqueles que desejam ler o conteúdo, as revistas de acesso aberto divulgam estudos gratuitamente.

Bohannon fez uma pegadinha para provar seus argumentos. Durante dez meses, enviou várias versões de uma pesquisa que fala sobre a descoberta de um líquen capaz de impedir o crescimento do câncer, com um nome falso de pesquisador, por uma instituição de pesquisa inexistente.

Segundo o repórter, o artigo tinha contradições e falhas que qualquer especialista na área deveria ser capaz de notar. Para piorar, traduziu do inglês para o francês e depois para o inglês de novo usando um tradutor automático.

Normalmente, as publicações fazem uma avaliação de cada estudo que recebem e deveriam garantir a qualidade do conteúdo. O artigo foi apresentado para 304 publicações de acesso livre ao redor do mundo. Apesar das falhas, 157 aceitaram a publicação. Apenas 36 periódicos reconheceram problemas no relatório.

O repórter também aproveitou para denunciar editoras obscuras que criam revistas com nomes parecidos com o de publicações prestigiadas. Algumas usam títulos americanos ou europeus, mas são de outros países, como a Índia.

Fontes e Direitos Autorais: , de INFO Online – 04/10/2013 16h33 – Atualizado em 04/10/2013 16h41

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove - Campus São Roque. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Cursando Mestrado em Ciências da Computação - UFSCar - Campus - Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, para versões: 2000, 2005, 2008, 2008 R2, 2012 e 2014. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s