Como aumentar a autonomia da bateria do seu notebook; veja dicas

A bateria é um dos maiores problemas na vida de qualquer usuário de eletrônicos, especialmente notebooks. Afinal, ter um trabalho interrompido no meio ou perder arquivos podem causar muita dor de cabeça aos usuários. Sendo assim, é preciso ficar atento ao consumo de energia do seu computador. Para te ajudar, o TechTudo reuniu dicas de como aumentar a autonomia da bateria do seu notebook.

Baterias de Notebook (Foto: Reprodução Acnosite.blogspot.com)Baterias de Notebook podem durar pouco e ficar desgastadas se usuário não usá-las corretamente (Foto: Reprodução/Acnosite)

Tire a bateria quando estiver carregada: apesar de dar um pouco mais de trabalho, isso prolonga muito a vida útil deste componente. Quando estiver com seu notebook na tomada, e a bateria ficar cheia, retire-a de seu computador. Isso não afetará o desempenho dele e irá poupar muito a bateria para a próxima vez que precisar usá-lo desconectado em algum lugar.

Tire a bateria quando estiver carregada: apesar de dar um pouco mais de trabalho, isso prolonga muito a vida útil deste componente. Quando estiver com seu notebook na tomada, e a bateria ficar cheia, retire-a de seu computador. Isso não afetará o desempenho dele e irá poupar muito a bateria para a próxima vez que precisar usá-lo desconectado em algum lugar.

Desative o Wi-Fi e o Bluetooth: estas duas conectividades são responsáveis por um enorme consumo de bateria. Sendo assim, a melhor opção é desligá-las quando não estiverem em uso.

Reduza o brilho da tela: outra tarefa obrigatória para quem quer poupar bateria. Quanto maior o brilho da tela, mais bateria o notebook gastará. Normalmente, é possível reduzi-lo diretamente nos botões do próprio teclado. Caso contrário, a função está presente no Painel de Controle do Windows.

Configure as suas opções de energia: todo notebook tem configurações de energia, ou seja, uma série de opções disponíveis para o usuário ajustar o comportamento do computador. Entre no Painel de Controle do Windows e ajuste essas configurações para que o computador fique menos tempo com a tela e o HD ligados fora da tomada. Dessa forma, você evitará gastos desnecessários de energia.

Evite utilizar programas pesados: muitos softwares, como jogos, editores de imagem e vídeo, podem proporcionar um aumento considerável no consumo de energia do notebook. Isso ocorre devido a enorme demanda que eles geram por processamento rápido e memória RAM, exigindo muito dos componentes internos. Sendo assim, use apenas os programas necessários enquanto estiver desconectado da tomada. Além disso, dê preferência a ferramentas mais leves e de pouca complexidade.

Lembre-se de remover os pendrives (Foto: Reprodução/Sony)Lembre-se de remover os pendrives após utilizá-los para economizar bateria (Foto: Reprodução/Sony)

Desconecte dispositivos das portas USB: qualquer coisa conectada a uma porta USB estará automaticamente puxando energia do seu computador para se manter ligada. Sendo assim, lembre-se sempre de retirar estes dispositivos dos conectores após a sua utilização.

Feche programas desnecessários: é normal o sistema operacional manter diversos programas rodando em segundo plano, que não parecem estar ativos, mas mantém processos abertos em seu computador. Cheque com atenção a barra de ferramentas do Windows e o Verificador de Tarefas para se certificar que nenhum programa desnecessário esteja funcionando.

Mantenha seu computador em local fresco: Uma das coisas que mais consome energia de um notebook é a utilização de coolers e outras técnicas de resfriamento. Para não colaborar com este esforço, lembre-se de sempre usar o seu computador em lugares frescos e nunca obstruir suas saídas de ar.

Desligue o computador quanto terminar de usar: Pode parecer óbvio, mas é importantíssimo desligar o seu notebook ao terminar de usá-lo. Muitos usuários tendem a deixar o aparelho ligado entre uma utilização e outra ou simplesmente desligar a tela, o que gera gasto desnecessário de bateria.

Pronto! Agora você já sabe como aumentar a vida útil da bateria do seu notebook e mantê-lo funcionando por mais tempo. Se tiver alguma outra dica, faça a sugestão nos comentários e não deixe de tirar suas dúvidas no Fórum do TechTudo!

Fontes e Direitos Autorais: por FELIPE VELLOSO – Para o TechTudo – 01/12/2013 08h45 – Atualizado em 01/12/2013 08h46.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove - Campus São Roque. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Cursando Mestrado em Ciências da Computação - UFSCar - Campus - Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, para versões: 2000, 2005, 2008, 2008 R2, 2012 e 2014. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s