Windows ‘Threshold’: Menu Iniciar e Metro em janela

Dias atrás surgiram algumas informações sobre a nova geração do Windows, que é conhecida atualmente pelo codinome ‘Threshold’ (palavra que significa limiar ou princípio em português). A nova geração do sistema operacional da Microsoft deve chegar ao mercado em 2015 com foco na unificação de plataformas.

Agora a jornalista Mary Jo Foley divulgou mais alguns detalhes sobre o Microsoft ‘Threshold’ e um deles pode agradar boa parte dos usuários que não gostaram do Windows 8/8.1: a possível volta do menu Iniciar.

windows-Threshold
Windows ‘Threshold’: menu Iniciar de volta e Metro em janela

Windows ‘Threshold’: Menu Iniciar de volta

De acordo com a jornalista, a nova geração do Windows será dividida em três edições: uma “moderna” para usuários domésticos, uma “tradicional” para PCs e uma “tradicional” para o mercado corporativo.

Esta edição “moderna” do Microsoft ‘Threshold’ é focada na interface Metro e nos apps da Windows Store. Esta versão poderá ser disponibilizada para equipamentos com chips ARM e Intel. Ela deverá receber atualizações com frequência através da Windows Store.

Um detalhe é que esta versão “moderna” supostamente não será otimizada para execução de aplicativos Win32 (os aplicativos tradicionais para desktop). Segundo uma das fontes da jornalista, esta versão continuará oferecendo uma área de trabalho para ser utilizada por usuários com mouse e teclado.

Versão “Moderna” e unificação

Ainda sobre a versão “moderna”, esta seria a versão do Windows para a nova geração de smartphones com Windows Phone e equipamentos como tablets/PCs baseados na arquitetura ARM e híbridos de tablets e smartphones (ou phablets, como alguns os chamam).

Isto supostamente corrobora os rumores sobre a unificação do Windows RT com o Windows Phone.

A edição “tradicional” da nova geração do Windows deve ser voltada para o mercado atual de PCs. Esta edição deve incluir a área de trabalho e poderá ser utilizada normalmente com mouse e teclado. Ela também deverá receber atualizações com frequência através da Windows Store.

Já a outra edição “tradicional” terá como foco o mercado corporativo. Ela deve incluir todos os recursos do Windows voltados para este mercado, incluindo o suporte para aplicativos Win32, suporte para Políticas de Grupo, gerenciamento de dispositivos e outros.

Ela poderá ser usada tanto em PCs/notebooks/ultrabooks como em tablets e outros dispositivos. Além disso, os usuários também poderão executar os apps da Windows Store nesta edição sem problemas.

Mercado Corporativo

Por ser voltada para o mercado corporativo, esta terceira edição do Microsoft ‘Threshold’ poderá ser disponibilizada apenas para clientes com contratos de licenciamento por volume.

Também é possível que a Microsoft lance edições específicas do ‘Threshold’ para cenários específicos como dispositivos embarcados, terminais de ponto de venda e outros atualmente cobertos pelas edições do Windows Embedded.

Ainda sobre as duas edições tradicionais do Microsoft ‘Threshold’, também é provável que a nova geração do Windows permita a execução dos apps Metro em janelas na área de trabalho e que ambas incluam o menu Iniciar.

Atualmente o botão Iniciar do Windows 8 e 8.1 oferece apenas um menu com acesso rápido a itens como Painel de Controle, Visualizador de Eventos, Executar e Prompt de Comando.

UPDATE – Metro em Janela
metro-janela

metro-janela

Por fim, aparentemente o sucessor do Windows 8.1 permitirá a execução de aplicações em janela, sem obrigar o seu uso em tela cheia. Essa “novidade” já existe com o ModernMix e é muito bem-vinda para usuários de desktop.

Fontes e Direitos Autoriais: Por Sid Vicious | em 09/Dez/13 | Atualizado por Baboo 21:22h.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove - Campus São Roque. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Cursando Mestrado em Ciências da Computação - UFSCar - Campus - Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, para versões: 2000, 2005, 2008, 2008 R2, 2012 e 2014. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s