Microsoft disponibiliza código-fonte do MS-DOS e Word for Windows

A Microsoft disponibilizou para todos o código-fonte do MS-DOS 1.1 e 2.0, e também do Word for Windows 1.1a. No blog da TechNeta empresa informa que trabalhou com o Computer History Museum para isso.

Microsoft disponibiliza código-fonte do MS-DOS

Microsoft disponibiliza código-fonte do MS-DOS

Roy Levin, engenheiro e diretor-gerente da Microsoft Research, declarou:

“Graças ao Computer History Museum esse importante código-fonte será preservado e colocado à disposição da comunidade para o conhecimento histórico e técnico”.

O código-fonte pode ser encontrado no site do grupo para o MS DOS 1.1 e 2.0 e para o Word para Windows 1.1a. Quem quiser fazer o download do código-fonte deve concordar em utilizá-lo para fins não-comerciais, e o código não pode ser publicado em nenhum outro site na web.

Microsoft disponibiliza código-fonte do MS-DOS e Word for Windows 1.1a

MS-DOS é acrônimo de MicroSoft Disk Operating System

Em julho de 1981, a Microsoft fez um acordo com a Seattle Computer Products para comprar os direitos de uso do QDOS (Sistema Operacional Quick and Dirty) por US$ 50 mil. O sistema operacional foi renomeado MS DOS e foi pré-instalado em todos os PCs da IBM em seguida.

A Microsoft continuou desenvolvendo o MS-DOS e lançou diversas versões nos anos seguintes, e embora os concorrentes tivessem sistemas semelhantes, nenhum deles foi capaz de desbancar totalmente o MS-DOS.

MS-DOS 1.25

Quando a primeira versão do Windows foi lançada em 1985, o MS-DOS ainda era suportado e atualizado pela Microsoft enquanto os desenvolvedores continuaram a criar aplicações e jogos para ele. Quando o Windows 95 foi lançado em 1995, os criadores de jogos finalmente começaram a deixar o MS-DOS de lado para se focar no novo sistema operacional da Microsoft.

A última versão do MS-DOS vendida nas lojas foi a 6.22, lançada em 1994. As versões 7 e 8 do MS-DOS foram lançadas como parte integrante do Windows 95 e do Windows Me, respectivamente.

Fontes e Direitos Autorais: Baboo.com.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove - Campus São Roque. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Cursando Mestrado em Ciências da Computação - UFSCar - Campus - Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, para versões: 2000, 2005, 2008, 2008 R2, 2012 e 2014. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s