MICROSOFT ANUNCIA UNIVERSAL WINDOWS APPS

A Microsoft anunciou na quarta-feira (2), durante a conferência Build, o Universal Windows Apps, que vai permitir que um aplicativo seja utilizado em várias plataformas e produtos da empresa.

Agora, desenvolvedores criarão um único app ou game e, com poucos ajustes, irão disponibilizá-los para Windows 8.1, Windows Phone 8.1 e Xbox One.

Universal Windows Apps: aplicativos poderão ser usados em vários produtos Microsoft

Universal Windows Apps: aplicativos poderão ser usados em vários produtos Microsoft

UNIVERSAL WINDOWS APPS: COMPRE APENAS UMA VEZ
Com isso, a empresa espera que mais pessoas desenvolvam softwares para seus produtos. Entre as plataformas móveis, por exemplo, o Windows Phone é a que tem menos opções de apps. Segundo a Microsoft, os códigos para criação de aplicativos, feitos com auxilio do Visual Studio, são parecidos.

“Google e Apple têm uma forma diferente de ver o mercado: eles querem que você crie um app para tablet e outro para celular”, alfinetou o vice-presidente de sistemas operacionais, David Treadwell, durante o evento. O executivo ainda disse que serão utilizadas linguagens como C++ e JavaScript. Também será possível usufruir do DirectX.

O CEO da companhia, Satya Nadella, ressaltou que “agora não será necessário comprar um mesmo aplicativo para smartphone e PC”. Isso também vai unificar a loja de aplicativos para sistemas da Microsoft. “E por ser um único app, tudo que estiver na nuvem será automaticamente sincronizado entre os dispositivos.”

Outra vantagem é que o usuário poderá continuar executando uma tarefa em diferentes sistemas e gadgets – desde que o app seja multiplataforma. Assim, se um e-mail for lido no smartphone, ele aparecerá como lido no mesmo momento na tela do computador. “Todos queremos a mesma experiência em apps entre todos dispositivos”, acrescentou Nadella.

“Todos os desenvolvedores podem utilizar suas habilidades para entregar experiências universais para Windows Phone 8.1 e para o Windows 8.1 Update, que usa aproximadamente 90% do mesmo código para telefones, tablets e PCs, traz o IE11 em ambos os dispositivos.

Além de permitir a criação de um único e universal aplicativo que tem como alvo todos os dispositivos do Windows”, informou a Microsoft em comunicado oficial sobre o Universal Windows Apps.

Fontes e Direitos Autorais: Baboo.com – VINICIUS BRINO.