Material de Apoio – Fevereiro – 2015

Hello comunidade, bom dia.

Graças a deus esta chovendo, que alegria….. Aproveitando o embalo das águas, estou novamente aqui no meu blog para compartilhar com vocês mais alguns arquivos da minha galeria neste sessão intitulada Material de Apoio!!!

Esta sessão em conjunto com a Short Scripts são as que mais apresentam interesse dos visitantes no modo geral, algo que me traz muito prazer, mas também a cada post um grande responsabilidade.

Muito bem, na relação de arquivos deste mês, destaco os seguintes recursos e funcionalidades:

  • BulkInsert com arquivo .fmt;
  • Common Table Expression em conjunto com Full Join;
  • Cuidados ao utilizar Funções: DateDiff, Convert, SubString;
  • Descobrindo se o Trigger é de Insert, Update, Delete;
  • Extended Stored Procedure – XP_FixedDrives;
  • Page Life Expectancy;
  • Server Memory;
  • Sys.dm_os_memory_clerks; e
  • User Stored Procedure – SP_FixedDrives.

Vale ressaltar, que alguns destes scripts são resultados de pesquisas realizadas na internet, aplicados em cenários de teste e homologação. Além isso, alguns scripts podem apresentar incompatibilidades com as versões mais antigas, dentre elas: 2005 e 2008.

Por padrão os scripts são compatíveis para as versões 2008 R2, 2012 e 2014, segue abaixo a relação de arquivos:

Exemplo – Avançado – Utilizando – Stored Procedure – sp_fixeddrives.sql

Exemplo – Básico – Descobrindo se o Trigger é Insert, Update ou Delete.sql

Exemplo – Básico – Utilizando a Extended Procedure – XP_fixeddrives.sql

Exemplo – Informações – Server Memory.sql

Exemplo – Intermediário – BulkInsert com arquivo de formato.fmt.sql

Exemplo – Intermediário – Cuidados – DATEDIFF, CONVERT, SUBSTRING e funções sobre colunas na cláusula WHERE e JOINs.sql

Exemplo – Obtendo informações – Page Life Expectancy.sql

Exemplo – Obtendo informações – Utilizando sys.dm_os_memory_clerks.sql

Exemplo – Utilizando CTE + Full Join.sql

Após fazer o download você poderá notar, que todos os arquivos possuem ao final do seu nome a extensão .doc, por questões de compatibilidade com a plataforma WordPress.com, basta remover esta extensão mantendo a extensão padrão do SQL Server .sql para que o arquivo possa ser aberto diretamente na ferramenta de banco de dados que você costuma utilizar.

Mais uma vez obrigado por sua visita.

Até a próxima.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove - Campus São Roque. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Cursando Mestrado em Ciências da Computação - UFSCar - Campus - Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, para versões: 2000, 2005, 2008, 2008 R2, 2012 e 2014. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s