Windows 10 terá ferramenta de gravação de tela

Windows 10

Uma boa notícia para quem produz conteúdo de games ou tutoriais em vídeo – o Windows 10 conta com uma ferramenta nativa de gravação de tela. A novidade já está disponível na versão Beta do sistema operacional, que está há meses nas mãos de usuários interessados, e faz parte de um kit de ferramentas voltadas especificamente para jogos. Apesar disso, a funcionalidade pode ser utilizada em qualquer aplicativo.

Gratuito e presente em todas as versões do sistema operacional, o recurso pode ser acessado por meio do aplicativo Xbox ou também a partir do atalho Windows + G, no teclado, que dá acesso a “barra de Jogos”. A partir dela, é possível tirar screenshots instantaneamente ou iniciar a gravação a partir de botões dedicados ou outras combinações de teclas.

Funções avançadas também estão disponíveis e permitem que o usuário escolha o formato de vídeo a ser gravado, além de sua qualidade e tamanho final. Dá, ainda, para fixar um limite de tempo para as gravações, dividindo sessões mais longas em partes de forma a não gerar arquivos gigantescos. Todos podem ser acessados a partir de uma pasta dedicada de vídeos.

Windows 10 Game Bar

A ideia, aqui, é facilitar a vida de quem produz gameplays, mas é interessante notar que a Microsoft pensou em todo seu espectro de usuários na hora de criar a funcionalidade. Mais do que isso, a inclusão da novidade vem como uma ótima notícia para quem depende de aplicativos de terceiros para realizar essa função, muitos deles pagos ou com uma qualidade que deixa a desejar em suas versões gratuitas.

O Windows 10 chega em 29 de julho para usuários domésticos e corporativos. Quem tem as versões 7 e 8 do sistema operacional terá direito a um upgrade gratuito.

Fonte: Beta News e Redação – CanalTech.com.br – 21/07/2015 – 09h47.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove - Campus São Roque. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Cursando Mestrado em Ciências da Computação - UFSCar - Campus - Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, para versões: 2000, 2005, 2008, 2008 R2, 2012 e 2014. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s