Material de Apoio – Janeiro – 2016

Olá, boa tarde comunidade.

Estamos no começo de 2016 e pelo andar da carroagem não serão 366 dias fáceis, acredito que todos estão se perguntando até quando vamos continuar vivendo em um país tão injusto e desigual.

Mas vamos em frente, lutar para superar tudo isso!!!

Estou iniciando mais um ano com a mesma missão e objetivo dos anos anteriores, aprender, compartilhar e repassar o conhecimento para todos, algo que se devemos sempre fazer sem qualquer tipo de interesse, compartilhar nossas experiências, dificuldades, vivências e soluções.

Neste primeiro post relacionado a sessão “Material de Apoio”, gostaria de destacar que todos os scripts disponibilizados foram obtidos através do SQLServerCentral.com, na sessão Question of the Day, sendo este uma das minhas principais fontes de aperfeiçoamento em relação ao SQL Server,  onde reservo pelo menos uma hora do meu dia para responder e aprender com as questões postados pelos participantes deste portal.

Aproveito para deixar esta dica, procure reservar um pouco do seu tempo para se capacitar cada vez mais, mesmo que seja uma hora por dia, se você analisar isso no decorrer do ano será uma grande oportunidade para se aprimorar.

Muito bem, voltando a falar do post de hoje, você vai poder observar que os assuntos tratados por cada arquivo são bem distintos e podem ser aplicados em diversas situações. Dentre eles, existe um bem interesse que é a possibilidade de se criar uma árvove de natal através de um código Transact-SQL, muito legal isso.

Por questões de segurança e compatibilidade com a plataforma do WordPress.com, todos os arquivos foram renomeados, recebendo ao final do seu nome a extensão .doc, após o download basta remover esta extensão mantendo a extensão padrão .sql. Vale ressaltar que todos os scritps foram testados a partir da versão 2008 do Microsoft SQL Server, apresentando total compatibilidade com as versões: 2008, 2008 R2, 2012 e 2016.

A seguir a relação de arquivos, fique a vontade para compartilhar estes arquivos, como também, em adicionar sua crítica, dúvida ou sugestão.

Exemplo – Básico – Descobrindo e Alterando o Database Owner.sql

Exemplo – Básico – Utilizando comando Like na junção de tabelas.sql

Exemplo – Criando uma árvore de asterísticos no SQL Server.sql

Exemplo – Intermediário – Concatenação de string diretamente no select.sql

Exemplo – Intermediário – CTE Recursiva para geração de linhas + Option MaxRecursion.sql

Exemplo – Intermediário – Session Settings – Utilizando ANSI_Defaults forçando SQL Server trabalhar com SET IMPLICIT_TRANSACTIONS.sql

Exemplo – Intermediário – Trabalhando com a função Hashbytes para conversão de dados string para hexadecimal.sql

Exemplo – Intermediário – Utilizando Try..Catch + Transaction + Print para apresentar mensagem.sql

Como de costume, quero agradecer sua visita e interesse por este material, espero que os arquivos disponibilizados possam ser úteis e venham a ajudar em suas atividades.

Até a próxima.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove - Campus São Roque. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Cursando Mestrado em Ciências da Computação - UFSCar - Campus - Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, para versões: 2000, 2005, 2008, 2008 R2, 2012 e 2014. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

2 comentários em “Material de Apoio – Janeiro – 2016”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s