Script Challenge – O retorno….

Olá bom dia, comunidade e amantes de bancos de dados.

Tudo bem? E ai esta chovendo neste momento na sua cidade? Aqui em São Roque estávamos desde o último dia 12/10/2017 sem chuva, mas nesta última madrugado do dia 25/10 para o dia 26/10 ela retornou com grande força.

Introdução

Você pode estar se perguntando o que o retorno da chuva tem haver com o post desta sessão, na minha opinião tem tudo haver, estou justamente hoje aproveitando a madrugada de trabalho para retornar ao meu blog um das sessões que durante 2 anos me ajudou em muito a manter o número de visitantes em alta.

Se você não conhecia, vai ter a possibilidade de a partir de agora a cada 4 meses por desfrutar da sessão Script Challenge(Script Desafio ou Desafio do Script), pois bem, a melhor forma de traduzir eu deixo para você.

Um pouco de História

Esta é uma sessão criada no final do ano de 2010 e mantida mensalmente até meados de 2012, desde então não me dediquei mais a mesma devido principalmente em não conseguir identificar possíveis scripts dentro da minha biblioteca que poderiam ser apresentados como um scripts considerados como desafio para os profissionais da área de banco de dados.

Mas acredito que nos últimos anos com o crescimento do Microsoft SQL Server, seu nível de evolução, amadurecimento e recursos adicionais, como também, meu nível de experiência profissional e acadêmica também evolui muito, sinto-me preparado para retornar com esta sessão e poder de forma bastante técnica, didática e conceitual poder lançar um “desafio” e responder o mesmo com muito segurança.

Esta é uma sessão que foi criada, pensando em apresentar pequenos blocos de códigos oriundos da linguagem Transact-SQL que possam apresentar um nível de dificuldade e conhecimento técnico um pouco mais elevado, exigindo assim uma análise mais profunda e até mesmo a criação um pequeno cenário de teste para seu entendimento. Vamos então conhecer o bloco de código selecionado para ser o Script Challenge deste post.


Script Challenge – 13

O bloco de código Transact-SQL selecionado para fazer parte do Script Challenge que representa o retorno desta sessão, esta totalmente relacionado com uma tradicional comemoração norte americana realizada no mês de Outubro.

A seguir apresento o bloco de código:


Figura 1 – Short Script 13.

Muito bem, nosso Script Challenge esta apresentado, mas não tudo será como antes.

Gostaria então de destacar duas mudanças iniciais implementadas na sessão Script Challenge a partir deste post:

  1. Como maneira ou forma de dificultar ainda mais o nível de complexidade do código, o bloco de código que representa o Script Challenge selecionado para compor o post será  apresentado no formato de imagem ou figura; e
  2. Algumas partes das linhas de código, trechos, ou partes de código serão omitidas, justamente como forma de tornar este código ainda mais desafiador.

E ai preparado para o desafio? Tenho a certeza que sim!


Sua participação

Legal, agora quero conter com a sua participação, me ajudando a responder este post, outra grande novidade que estou adicionando aos post da sessão Script Challenge será uma pequena enquete com possíveis respostas para identificar qual é a correta relacionada com o desafio apresentado através do bloco de código selecionado para este post, desta forma, apresento a seguir a Enquete – Script Challenge – 13 e suas alternativas de resposta:

Seguindo em frente, já conhecemos o Script Challenge selecionado, sua enquete e relação de opções de resposta, fica faltando somente a sua participação, algo que eu tenho a certeza que vai acontecer rapidamente.

Durante quanto tempo posso participar…

Outra grande mudança na sessão Script Challenge é seu tempo de publicação “validade”, anteriormente os posts desta sessão eram publicados mensalmente ou bimestralmente, agora serão publicados em um período mais longo, ou seja, a cada 4 meses estarei compartilhando com vocês novos posts dedicados exclusivamente para esta sessão.

Desta forma, você terá mais tempo para participar e me ajudar e encontrar a resposta correta para este desafio, enviando suas possíveis sugestões, críticas e até mesmo alternativas de resposta para minha enquete.


Agradecimentos

Obrigado por sua visita, espero que o retorno desta sessão e o conteúdo aqui apresentado como um possível “desafio” possam ser úteis e ao mesmo tempo prover conhecimento, aprendizado ou mostrar recursos e problemas existentes no Microsoft SQL Server que as vezes parecem não ter uma resposta.

Um forte abraço nos encontramos em breve nas demais sessões e especialmente em fevereiro de 2018 em mais um post da sessão Script Challenge.

Sucesso e até mais.

Uma ideia sobre “Script Challenge – O retorno….

  1. Pingback: Script Challenge – 2018 – Post 14 – Junior Galvão – MVP – Data Platform

Os comentários estão desativados.