Windows Server 2019 Essentials, versão para pequena empresas é anunciada

Através do anuncio feito hoje no Windows Server Blog a Microsoft confirmou a existência do Windows Server 2019 Essentials, a nova edição do sistema operacional voltada para pequenas empresas.

Por mais de uma década a Microsoft vem oferecendo edições do Windows Server criadas para atender às necessidades das pequenas empresas. O Windows Server 2016 Essentials é a edição mais recente disponível no mercado e é voltado para empresas com até 25 usuários.

Com o anuncio da edição 2019 Essentials, a Microsoft destacou que esta edição terá as mesmas características da versão 2016:

– Uma licença com Client Access Licenses (CALs) para até 25 usuários/50 dispositivos.


– Preço mais baixo em comparação com as outras edições.

– Suporte para execução de aplicativos tradicionais e outros recursos como o compartilhamento de arquivos e impressoras.

O Windows Server 2019 Essentials apresentará as mesmas características técnicas e de licenciamento da atual edição do Windows Server 2016 Essentials.

  • Ao ser configurado como um Controlador de Domínio, ele deve ser o único controlador de domínio, deve executar todas as funções Flexible Single Master Operations (FSMO) e não pode ter two-way trusts com outros domínios do Active Directory.

Esta nova edição do Windows Server Essentials também trará suporte para o hardware mais recente, novos recursos como Storage Migration Services, System Insights e mais.

Outra característica importante, é que ele não terá a função Essentials Experience, que basicamente simplificava o compartilhamento de arquivos e o gerenciamento de dispositivos. A Microsoft recomenda o Windows Admin Center para uma melhor experiência de gerenciamento.

O lançamento desta nova versão e edição do Windows Server será ainda este ano junto com as outras edições do Windows Server 2019 e incluindo o suporte pelo Long Term Servicing Channel (LTSC).

Caso sua empresa possua mais de 25 usuários/50 dispositivos, a Microsoft recomenda o Windows Server 2019 Standard ou Datacenter.

Para maiores informações sobre esta nova versão e edição, acesse: Windows Server 2019 Essentials update.

Fontes e Direitos Autorais: Windows Server Blog – 05/09/2018.